A Sociedade dos Esclarecidos

Esclarecimento intelectual. Esse é um tema que se discute em reuniões formais e informais de intelectuais e mesmo de pessoas que não ligam muito pra quem é mais ‘intelectual’. Isso teve um aumento de popularidade depois do Iluminismo, que defendeu a sociedade dos esclarecidos. A evolução do pensamento humano, a evolução do homem como um ser intelectual e independente. O enaltecimento da filosofia e das ciências, o levantamento do pedestal da razão.
O movimento constante nesse sentido foi extremamente positivo para a sociedade. Proporcionou um crescimento tecnológico, científico e intelectual indispensável para a sociedade, e quebrou muitos paradigmas nocivos à humanidade. Mas então entra uma questão quase nunca discutida: será que não chegou um ponto onde a razão deixou de ser uma quebra de paradigma altamente positiva para ser a criação de um novo paradigma talvez tão nocivo quanto o anterior?
Falando a grosso modo, até que ponto as pessoas que dão mais valor à razão são realmente mais ‘esclarecidas’ do que as pessoas que dão mais valor aos relacionamentos no segmento espiritual?
Voltaire era um iluminista avesso ao pensamento religioso, mas acreditava em Deus e acreditava que a sociedade precisava de um Deus realmente. Sua frase é célebre: “Se Deus não existisse, precisaria ser inventado”.
As consequencias dos pensamentos iluministas se estendem e são estudadas e admiradas até hoje. E hoje temos uma sociedade aparentemente livre de barreiras. Liberdade de expressão, de pensamento e tudo o mais. Mas indiscutivelmente, sempre há convergências em massa para alguma direção, que nos leva a pensar que o ser humano realmente precisa de algo no qual se agarrar.
Jogando isso no meio espiritual, onde o homem foi criado por um Deus que colocou algumas coisas instintivas no ser humano, temos que: o ser humano precisa de relacionamento para uma sobrevivência no mínimo saudável. Isso nem a ciência nega.
Porém a sociedade dos esclarecidos está bem próxima de uma realidade onde só vale o intelecto ou as sensações (raramente você vai encontrar as duas coisas juntas). O relacionamento verdadeiro e duradouro é jogado pro escanteio. Claro que um relacionamento saudável necessita de razão e sensações na sua composição. Relacionamento envolve muita racionalidade e sensações é o que tornam esse relacionamento interessante. Mas ainda assim o relacionamento profundo está sendo jogado de escanteio e vemos a emergência das sensações superficiais e pensamentos intelectuais sem real importância.
Uma pergunta retórica-reflexiva: Quem morre (pelo menos emocionalmente) mais rápido? Uma pessoa intelectual sem relacionamentos com ninguém, ou uma pessoa sem intelecto, mas ótima em relacionamentos?
Nós vivemos num mundo onde as coisas belas estão sumindo para dar lugar às coisas ‘lógicas’. E ainda assim, quase alcançando seus objetivos intelectuais, o ser humano ainda não encontrou a solução para os seus problemas, que está bem embaixo (ou em cima) do nariz de todos nós.
Blaise Pascal disse que Deus é o único que tem o tamanho exato do vazio que existe dentro de cada ser humano. O que nos faz parar para pensar se a elite intelectual da nossa sociedade ‘livre’ não deveria rever seus conceitos de esclarecimento real. Se a sociedade em geral não deveria rever suas prioridades vitais.
Tudo o que nós todos precisamos é da loucura e irracionalidade de um Deus supremo e onipotente que se limitou a ser um de nós para nos fazer enxergar que, apesar de todas as idéias do mundo, a Verdade é absoluta e tem nome.
Jesus.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??