Fé, Crença e Religião: Trinômio nada matemático, muito menos filosófico

Quando me falam sobre racionalidade, ciência, e minha religião eu costumo dizer uma coisa, parafraseando o texto de I Coríntios 1: 22 e 23 (leia o texto do cap. 1 todo): Por que tanto os “crentes” ou “evangélicos” procuram milagres, sinais e religiões quanto os “intelectuais” e “incrédulos” buscam racionalidade e inteligência, porem eu busco a Cristo crucificado e ressurreto, banalidade e insignificância para os “crentes” e irracionalidade e loucura para os “intelectuais”.
Mas apesar disso, na minha concepção, minha religião, ou como eu e o Donald Miller preferimos, espiritualidade cristã, não precisa de fundamentos ou justificativas, é uma coisa que vem com a experiencia... Nao me interpretem mal.... nao sou a favor de religião/denominação/instituição, pq a maioria das pessoas tem razão em encará-las como controle das massas... mas voltando ao meu raicocinio:
O que acontece é o seguinte, eu acredito num Deus, pra mim isso é fato e realidade, não vejo sentido no universo e na vida sem Deus... alias, não vejo VIDA sem Deus, e não so acredito nEle, como acredito nEle como Criador, Onisciente e Todo Poderoso, portanto eu faço minhas as palavras de João em sua primeira epístola no cap. 5, verso 9... se creio em D-s e Jss... e deixar de crer nele pelo que as pessoas... as criaturas, dizem.... eu sou um idiota.
Mas eu queria na verdade postar aqui um trecho do Donald Miller no livro “Como os Pinguins me ajudaram a entender Deus”:
“Você enlouqueceria tentando explicar os pingüins. É melhor apenas olhar e se divertir. Também não acho que seja possível explicar como a fé cristã funciona. É um mistério. E eu adoro isso na espiritualidade cristã. Ela não pode ser explicada, e ainda assim é bela e verdadeira. É algo que você sente, algo que vem da alma.”
Pois bem... é isso ai. No meu perfil do Orkut eu esclareci que sou cético até não poder mais. Não acredito em nada que não possa EXPERIMENTAR. E eu experimentei a Jesus, e a Deus, e ao Spirit... e quero continuar experimentando sempre. Por que é maravilhoso.
Fé é muito mais do que acreditar no que não ver, é ter confiança no que não vê e eu vou mais além: é experimentar o invisível.
Essa é uma das razões por que não recrimino quem não acredita em D-s sem o ter experimentado, mas eu acho que so pode ser um ateu verdadeiro, e so pode ter RAZÃO em ser ateu, quem já experimentou tentar experimentar D-s um dia. INdependente das chamadas religiões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??