Conceitos.


Certa vez li uma história interessante a respeito de um professor debochado que estava tirando sarro com a cara de um aluno que acreditava em D-s. Ele perguntou ao aluno:
- Deus criou tudo?
Ao que o aluno respondeu ‘sim’, ele retrucou:
-Pois bem, então Ele criou o mal! Por que o mal existe e está aí!
O aluno não soube o que responder. Então outro aluno levantou a mão:
-Permita-me fazer-lhe uma pergunta, professor. O frio existe?
-É claro que existe! Nós sentimos o frio!
-Tecnicamente o frio não existe, não tem uma definição própria. Ele nada mais é do que ausência de calor. Onde não há calor, há frio. Onde há calor, não há frio. Agora, outra pergunta, a escuridão existe?
-Logicamente, nós podemos vê-la, não podemos?
- Mais uma vez, resposta errada, professor. A escuridão não existe, ela é nada menos do que ausência de luz. Onde há luz não há escuridão. Escuridão não é escuridão por si mesma, é apenas a falta da luz. E agora, o mal existe?
-Claro! O mal existe. Você conseguiu me convencer sobre o frio e a escuridão, mas o mal está aí, vemos guerras, crimes brutais e frieza por parte de todos. O mal é mal, é quase tangível.
O aluno balançou a cabeça.
-Mais uma vez sua resposta está errada, professor. O mal só existe onde Deus não está, onde as pessoas não o querem. Portanto, assim como frio é ausência de calor, e escuridão é ausência de luz, o mal é simplesmente a ausência de Deus.
Hoje de manhã eu estava pensando a respeito disso. O mal é a ausência de Deus. Lembrei-me também de uma música do Leonardo Gonçalves, que fala que “Um Dia” tudo será diferente, tudo será melhor. E num trecho da música fala: “Um dia sei que vou abrir os meus olhos num lugar onde tudo é perfeita luz, e onde conceitos como ‘sombra’ e ‘escuridão’, serão memórias de um passado sem comunhão (...) vou enxergar que não é luz que causa sombras, mas os obstáculos que já não mais haverá...”Você já pensou como seria o mundo se todos nós deixássemos Deus chegar a todos os lugares, mesmo nas mínimas frestas do nosso ser? Se deixássemos Ele nos iluminar?
Infelizmente, nem todos desejam isso, nem todos querem deixar-se iluminar, preferem a si mesmos e a morte certa, a deixarem o orgulho de lado e deixarem a luz entrar.
Em contraponto, um dia, eu tenho essa esperança, e Jesus me assegurou essa promessa (eis aí alguém que definitivamente não é político). O dia em que não haverá mais escuridão, e a luz será rainha absoluta e o mal será extirpado do Universo, pois só haverá lugar para Deus, a Luz, e o Bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??