Véspera de Natal - Epílogo . Little Drummer Boy

Para Ler Ouvindo: Little Drummer Boy (Versões: Pentatonix, The Almost, Audio Adrenaline, Theocracy, TobyMac, Family Force 5, Take 6)



Quando no observatório a dúvida surgiu, Gabriel foi incumbido de realizar a anunciação do nascimento de Miguel, sua encarnação como o homem, como Emanuel, Deus conosco. Fruto bendito do ventre de Maria, semente de todas as nações que seriam descendência da benção de Eva, estrela que guia os homens a Deus até os dias de hoje, e até o lugar onde os reis dobram seus joelhos perante um pequeno bebê.
Natal, nascimento. O Nascimento do noivo.


A Noiva de Cristo é a Igreja.
A Igreja é seu povo.
“...uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça.”
Doze apóstolos, que guiados pela mulher espalharam a mensagem pelo mundo, mensagem essa guardada pela Mulher.
“Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz.”
[...]“O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.”
[...]“Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono.
A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem [...]
Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.
Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu.
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.
Então ouvi uma forte voz do céu que dizia: "Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.
Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.
Portanto, celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo".
Quando o dragão viu que havia sido lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino.
Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente.
Então a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza.
A terra, porém, ajudou a mulher, abrindo a boca e engolindo o rio que o dragão fizera jorrar da sua boca.
O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.”*

25 de Dezembro de 2013, 23:40, Belo Horizonte, Minas Gerais

A noite de natal estava acabando e as luzes ficando mais turvas na cabeça de Joshua.
E mais um natal se passara sem alegria, sem ceia.
Iara, já envelhecida – mais pelo sofrimento do que pela idade – assistia o Especial do Roberto Carlos na Globo.
Joshua não aguentaria isso.
O silêncio.
Nenhuma música natalina.
A melancolia das músicas que ouvia o acalmava.
Pessoas que pareciam tão tristes e com raiva quanto ele cantando sobre as coisas que ele estava sentindo com uma qualidade técnica que ele não conseguiria executar.
Era apaziguador.
Fazia-o sentir que não estava sozinho no mundo e que podia, assim como aquelas pessoas, ser alguém, mesmo com toda a sua destruição interna.
Sim, mesmo jovem, ele havia entrado em um labirinto de autodestruição tão grande que não conseguia mais sair dele. Tudo o que sabia fazer era olhar para o mundo e ver o que ele tinha de melhor a oferecer. Haviam as sensações, elas lhe concediam prazer sem limites por momentos. Poucos momentos, mas pelo menos ele esquecia as coisas pesadas dentro dele.
A fumaça da maconha lhe elevava a alturas tão grandes que quase podia tocar as estrelas.
Mesmo agora, quando o barato parecia não estar funcionando direito.
As lágrimas ainda estavam esmurrando a porta de saída.
As luzes começaram a se misturar e de repente Joshua já não sabia se era o efeito da erva ou as lágrimas conseguindo sair aos poucos.
Ele teve quase certeza que era a erva quando olhou pro lado e havia alguém sentado.
Não conseguia ver direito, mas tinha certeza que a pessoa brilhava como as luzes de natal.
Parecia aparecer e desaparecer do seu campo de visão.
-Você é uma alucinação? – Perguntou ele.
A criatura pareceu sorrir.
-Bem, talvez seja melhor que você pense que eu seja. Garanto que lembrará disso amanhã. Apesar de que, tanto você quanto eu sabemos que esse negócio não está funcionando mais...
Aquela afirmação chamou a atenção de Joshua, que só não olhou atentamente por que estava difícil com a fumaça na cabeça.
-Como...? Quem é você?
-Se eu responder a essa pergunta, terei que responder muitas outras que você tem entaladas na sua garganta.
No fundo, uma música de natal tocava. Parecia no vizinho. Joshua conhecia a música, mas não se lembrava de qual era.
-Talvez já esteja na hora de saber as respostas... Aposto que você está me julgando por estar fumando. Só estou assim por que estou buscando essas respostas.
-Bem, existem duas reações possíveis às respostas: você pode se render à verdade e mudar sua vida num caminho estreito, mas correto, ou pode achar a verdade dura e pesada demais para encarar e se afundar mais ainda nessa fumaça. E na conjuntura atual, chegará um momento em que esse negócio não será suficiente e você começará a procurar outros.
-Eu sou um cara esforçado. Consigo a primeira.
-Eu te conheço, Josh...
-Eu não te conheço...
-Mas eu sim... Eu... Bem, eu salvei sua vida várias vezes. A pedido de alguém de quem você foge todos esses anos. Especialmente no Natal.
-Como...? – Joshua pensou com dificuldade, e por alguns segundos entendeu o que ele quis dizer. Mas espantou a ideia da cabeça – E então? Você veio aqui pra me dizer que vou escolher a segunda opção e virar um drogado?
-Não... Eu disse que se eu te respondesse as perguntas você talvez não aguentasse a verdade. Claro que talvez eu esteja enganado, mas Ele... – e olhou pra cima – Ele nunca se engana.
Joshua olhou o céu. Havia poucas estrelas.
A maioria delas estava escondida por trás de nuvens rosadas de chuva.
Depois de uma risadinha sarcástica, Joshua disse:
-E o que esse ser que nunca se engana quer que eu faça?
-Você gosta de tocar bateria não gosta?
-Sim...
-E eu sei que bateria te dá mais prazer do que maconha...
-Dá, mas eu...
-Continua pensando quando toca.
-É...
-Bem... Não se você tocar pra outra pessoa, e não pra si mesmo.
-Mas...
-Conhece essa música que está passando?
Era a mesma de alguns segundos atrás. Tentou puxar na memória.
-Ok – disse a criatura – Eu sei... Bem... Little Drummer Boy...
-Ahh sim... Aquela do garoto do tambor que toca pro menino Jesus...
-Essa mesmo.
-Você quer que eu toque pra Jesus?
A criatura oscilou por um momento.
Pareceu olhar pra ele com uma sobrancelha levantada, como se ele soubesse a resposta.
Lógico que ele não Sab... Sim. Ele sabia.
Balançou a cabeça.
-O bebê Jesus morreu junto com meu pai...
-Será?
-Vai me dar essa resposta? Por quê?
-Por que eu salvei apenas você aquele dia? – Gabriel esperou o garoto absorver a informação – Bem, a resposta para todas as perguntas será alcançada por você no dia em que você puder abraçar seu pai novamente. Mas você precisa esperar. Por enquanto, não posso te contar a verdade, apenas te mostrar...
Ainda atordoado, Joshua disse, sustentando a ironia:
-E onde eu vou achar a verdade?
-Num abrigo para menores no início do seu bairro. Você sabe de qual estou falando. Apareça lá amanhã às 8hs da manhã.
-Num ab... – Josh não terminou. Viu um vulto se movendo atrás dele.
Parecia ter asas e era mais escuro que a escuridão ao seu redor.
-O que... O que...? A maconha faz a gente enxergar...?
-Não, Josh... A maconha não faz você enxergar nada. Ela não tira a cobertura da realidade, ela apenas passa uma camada mais bonitinha de tinta por cima desta. Seus olhos foram abertos por Deus pra que você pudesse me ver. Mas não pode-se mostrar isso como é pra ninguém, vocês humanos desmaiariam de horror se vissem a Guerra como ela é. Mas você é especial e você tem algo a fazer...
-Mas...
-Escute, você está protegido, desde que nasceu... É clichê, eu sei, mas há um propósito pra você... Outras pessoas podem não ter experiências como a que você está tendo agora, então VOCÊ deve ser a pessoa que abrirá os olhos delas...
-Mas eu...
-Eu sei, você não tem nada a oferecer... Lembra da música? “Pequeno bebê, sou um garoto pobre também, não tenho presentes a trazer. Será que isso contentará o rei?” Você pode não ter incenso, ouro, nem mirra, mas você tem uma coroa a ser jogada no chão... A coroa do seu ego, a coroa da sua auto piedade... Você tem sua bateria... Vá dormir agora... Você tem um encontro com o rei às 8 da manhã.
As luzes de repente pareceram mais nítidas e Joshua viu outras luzes e pontos de escuridão em toda a extensão de onde conseguia ver do  telhado.
Tudo se movia.
Tinha a impressão de que, se não estivesse viajando, ouviria sons ensurdecedores.
Aquilo parecia uma...
-Guerra... Sabe, Miguel lutou contra Lúcifer no céu e seu exército venceu. Mas a guerra foi ganha quando ele tirou a armadura de Miguel, o que é como Deus, e vestiu as vestes de Emanuel, Deus conosco. Quando Deus se tornou homem, quando o Verbo se fez carne, Deus expôs ao universo inteiro que o único que realmente queria impor escravidão e absolutismo à humanidade era o Diabo. E agora ele sabe que tem pouco tempo para tentar provar pra Deus que a maioria das pessoas da Terra NÃO são fieis a Jesus e sim ao Inimigo. Mas as pessoas são todas de Deus por direito, Josh... Você nunca deve lutar contra as pessoas... Nessa guerra você não tem inimigos humanos, você tem prisioneiros de guerra aos quais você deve libertar... E só a Verdade liberta... O resto te aprisiona... Vá... Durma... Você encontrará a verdade amanhã no lugar que te falei. E tome cuidado. Você tem que permanecer sóbrio a partir de agora. O Inimigo não gosta de você, mas te quer com ele apenas pra provar seu ego. Você talvez pense que essa conversa é resultado do barato, mas amanhã você se lembrará. E se ainda assim estiver na dúvida, vá ao abrigo...
Tudo voltou ao normal.
Joshua ficou parado por alguns segundos.
O barato parecia ter passado, o que não era lógico.
Mas tudo parecia normal de novo.
Resolveu ir dormir.
Não acreditava no que acontecera com ele agora.
Mas pagaria pra ver.

-Ele é meu, Gabriel.
-Olá, Set. Quanto tempo...
-Eu sei o que você está tentando fazer.
Os dois anjos observavam Joshua entrar, olhar para a mãe com uma expressão que parecia um misto de raiva, pena e desejo por amor, passar direto para o seu quarto e colocar o celular pra despertar às 7 horas.
-Eu não... O Pai... E parece que o garoto pagará pra ver...
Set rangeu os dentes e disse com veneno:
-Ele sabe que ele é um nada. Que ele não merece atenção nenhuma de Deus. A mãe dele o ensinou direitinho todas as regrinhas religiosas. Ele sabe que quebrou todas e sabe que mesmo que Deus exista, não vai querer saber dele...
Gabriel sorriu. Ambos os anjos eram incrivelmente belos. A diferença estava na luz.
A questão é que a luz não era algo que parecia etéreo demais.
As roupas de ambos eram brancas.
Mas Gabriel tinha as roupas impecáveis, brancas, simples, mas tinham certo estilo nos detalhes vermelhos.
Set tinha as roupas respingadas e sujas. Não, a sujeira não parecia nojenta. Pareciam desenhos feitos com sangue enegrecido. Era majestosa, mas inspirava medo, crueldade.
A expressão nos rostos era diferente.
Ao mesmo tempo em que sustentava uma face desafiadora, dava pra ver o medo no fundo dos olhos cinzentos de Set. Um medo tão profundo, que era óbvio que vinha da culpa não admitida pelo orgulho.
-Set... Costumávamos ser amigos, e sinto falta daquela época. Mas há algo que você precisa lembrar: Vocês já perderam essa guerra. Não adianta tentar atrapalhar a ida de Josh ao abrigo amanhã. Eu não vou deixar.
Set virou-se para soltar mais uma das suas frases desafiadoras de efeito, mas Gabriel já havia sumido.
Ele havia entrado na casa.

26 de Dezembro de 2013, 8:00, Belo Horizonte, Minas Gerais

Joshua olhou para a fachada do Abrigo.
Havia um carro bonito na porta.
Empurrou o portão e entrou.
Não havia ninguém na recepção.
Tinha algumas caixas para doações.
Um garoto passou correndo e deu uma parada por ele.
Estava sujo.
Magro e barrigudo.
Subnutrido.
O menino correu pra dentro de novo.
Joshua pensou: “Onde está Deus pra essa criança?”
Então ele notou a faixa de doações.
No pé havia um verso Bíblico.

“Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”
Mateus 25:40
Então a Verdade veio a tona na cabeça de Joshua.
Ele correu pra dentro procurando por alguém.
Achou um monte de adolescentes reunidos com cara de expectativa para um palco cheio de instrumentos baratos. Inclusive uma bateria.
Atrás do palco, alguns jovens com caras preocupadas e as moças que pareciam cuidar do orfanato.
Josh correu até lá e pegou o final da conversa.
-Mas vocês tem que tocar! Eles esperaram o mês inteiro por isso!
-Mas não conseguiremos sem baterista!
-Conseguem sim! Tentem...
-Alguém precisa de baterista aí?
Todos olharam pra quem falou.
Josh estava em pé sorrindo à frente deles.
-Quem é você?
-Meu nome é Josh, e eu toco bateria.
-E do que você precisa?
-Vocês tem partitura pra bateria?
-Wow! Você toca bateria com partitura?
-Bem... Eu aprendi assim... Posso tentar ir no ouvido, mas fica melhor com partitura. Vocês têm?
- Pior que temos!
Josh sorriu e disse:
-Então o que estamos esperando? Jesus quer ouvir a gente tocar!
Todos olharam pra ele de olhos arregalados.
A garota estilosa que parecia estar à frente da banda disse:
-Você é um anjo!
-Não... Não sou... Mas eu tenho um...
Quando estava subindo no palco, uma garotinha agarrou as pernas de Josh.
-TiooO! Eu sonhei com você ontem!
-É? E o que você sonhou?
-Eu sonhei que você era um rei! Mas aí você jogou sua coroa no chão.
O coração de Joshua parou.
As lágrimas que tanto tentara segurar desceram pelo seu rosto e ele compreendeu que talvez ele realmente encontrasse a Verdade.
Abaixou-se, olhou a menina nos olhos e disse:
-Olha, minha pequena... Eu sou um garoto pobre também! Não sei se isso encaixa na descrição de um rei. Mas eu vou tocar o meu melhor hoje, ok?
A menina o abraçou com o maior sorriso do mundo.
Josh abriu um sorriso ainda maior que o dela quando pegou a partitura e viu a primeira música.
A alegria das crianças e adolescentes que os assistia era a coisa mais linda que Josh já vira.
As lágrimas desciam misturadas ao sorriso enquanto tocava “Little Drummer Boy”.
Josh não sabia o que o futuro lhe reservava.
Suas perguntas não haviam sido respondidas.
Mas agora tinha certeza de uma coisa: Jesus estava ali, e Jesus estava lhe dizendo que ele tinha uma escolha.

“[...]O evangelho quebra nossa linha de pensamento, destrói nossa piedade confortável, abre nossas verdades encapsuladas. O Espírito iluminado de Jesus Cristo quebra novos caminhos por toda parte. Suas frases se apresentam como espadas flamejantes em movimento, por que ele não veio trazer paz, mas revolução. O evangelho não é nenhum conto de Poliana para o inofensivo, mas um terremoto convulsivo, arrasador, um trovão que se propaga no mundo do espírito humano.
Ao entrar na história humana, Deus destruiu todas as concepções prévias de quem ele é e do que o homem deve ser. [...] A vida que ele planejou para os cristãos é uma vida cristã muito semelhante à que ele viveu. Ele não foi pobre para que fôssemos ricos. Ele não foi ridicularizado para que fôssemos honrados. Ele não foi escarnecido para que fôssemos louvados. Ao contrário, ele estava revelando o retrato cristão do homem, um retrato que deve incluir a você e a mim. Devo completar ‘no meu corpo’, diz Paulo, ‘o que resta das aflições de Cristo’.”
“A imaginação [...] domesticada agachou-se no berço, tremeu diante da salvação substituta de um Deus humilde, imprevisível. Um rei em trapos era um insulto para o intelecto finamente aguçado [...] e para a mente racional...”
Brennan Manning


*Textos de Apocalipse 12 na Nova Versão Internacional
** A história de Josh é fictícia, mas é na verdade uma colagem de experiências reais, minhas, de amigos e de conhecidos, pessoas que assim como ele, presenciamos milagres - ordinários e extraordinários, e fomos convidados a espalhar essa história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??