A Curiosa História do Arco-Íris


O arco íris é um espectro de cores. Não são apenas sete. É um espectro onde as cores suavemente mudam de uma para outra, deixando que predominem as sete que enxergamos inicialmente.
É um fenômeno visual provocado pelo refratamento da  luz branca ao passar por um prisma - que pode ser um cristal, uma gota d'água ou várias gotas d'água. O arco-íris que vemos após a chuva é provocado pela luz do sol que refrata nas gotículas ainda suspensas no ar, formando um dos fenômenos visuais mais belos da natureza.

Houve um tempo em que não chovia na Terra.
"Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." Gênesis 2:6
E as coisas permaneceram assim mesmo depois que Adão e Eva comeram da fruto que simbolizava o "grito de independência" deles de Deus.
O problema é que comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, fez com que o mal parecesse melhor aos olhos do ser humano e "a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." (Gênesis 6:5)

E foi assim que aconteceu o Dilúvio. Todas as mitologias conhecidas possuem uma história de Dilúvio, o que leva muitos a acreditarem que realmente houve uma grande enchente que cobriu o mundo. Mas não só cobriu o mundo. Mudou a face do planeta Terra completamente.
De oito mil pessoas, apenas oito se salvaram.
Apenas oito aceitaram os clamores de Noé, que pregou por 120 anos para tentar convencê-los a se arrependerem. O relato bíblico dá a entender que o mundo precisava acabar.
Já leu as genealogias daquele tempo? Os homens viviam centenas de anos, e talvez por isso esperavam que a tal "morte" que viria com o pecado de Adão e Eva nunca chegaria. Eles eram heroicos, valentes, conquistavam as mulheres e se casavam com elas. Eram conquistadores, prepotentes, achavam-se semideuses, achavam que poderiam fazer o que quisessem.
A primeira medida que Deus tomou, foi diminuir a idade dos homens (Gn 6:3)
Mas mesmo com isso a maldade aumentou tanto que a natureza clamava para ser purificada de tanta maldade. Quando Caim matou Abel, a terra clamou. Imagine quanta maldade havia antes do dilúvio.
A humanidade, tão imponente, tão cheia de si, havia chegado ao fundo do poço.

Mas Deus nunca fez nada à humanidade sem avisar antes, afinal, ele faz justiça, mas maior é a sua longanimidade e misericórdia. 
"Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado? Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas." Amós 3:6,7
"Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.
De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar." Miquéias 7:18,19

O pecado é jogado nas profundezas das águas, e embora nasçamos agarrados a Ele, a misericórdia de Deus nos dá a oportunidade de entrarmos na Arca e deixarmos o pecado afundar no dilúvio purificador. A chuva surgiu como purificadora da terra.
Mas imagine o aperto da família salva? Presa numa Arca que só não sucumbiu à maior tempestade de todos os tempos por conta da proteção divina, crendo apenas pela fé que sobreviveriam e conseguiriam reconstruir o mundo. E quando finalmente tudo acabou e a água baixou, o mundo se encontrava desolado. Ainda assim, agradecidos, ofereceram a Deus o sacrifício. E a resposta foi o arco-íris.

Depois de turbulências na vida, mesmo quando elas passam, achamos que nunca mais podemos nos recuperar, mas se nos mantemos firmes, a promessa de Deus, sua aliança está na luz do Sol que aparece entre nuvens e refrata sua luz na chuva purificadora para nos lembrar que, por mais que soframos consequências do pecado nesse mundo cruel, a consequência final, que é a morte, já foi sofrida por Cristo na cruz. O arco-íris é o símbolo da misericórdia de Deus por uma raça caída que não merecia esse amor. É o símbolo da aliança de que Ele nunca mais enviaria um dilúvio para destruir toda a Terra.

Hoje, as cores do arco-íris são usadas para simbolizar a pluralidade, a diversidade. Elas servem para representar que podemos nos aceitar como nós somos, que não há nada de errado conosco, nascemos como nascemos e não há nada que possa mudar isso.
E quando vejo esse simbolismo, percebo o que ele quer dizer, percebo que sua mensagem é nobre, mas é perigosa. Deus deixa bem claro que, depois do pecado, o coração do homem "é inteiramente inclinado para o mal desde a infância" (Gênesis 8:21). Não é uma questão de escolher entre ser bom ou mau. É uma questão de escolher a natureza pecaminosa ou a nova natureza em Cristo.
Mas o trabalho do Inimigo nesse estágio atual da Grande Guerra é tentar fazer com que nos sintamos satisfeitos como somos, sem buscar mudança, sem buscar salvação.
E é irônico perceber que, "Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem." Mateus 24:37-39 (grifo meu). 

Por isso celebro quando vejo o arco-íris. Não apenas pela diversidade, mas pela misericórdia de Deus.
Não estou dizendo que não devamos respeitar uns aos outros. Longe disso.
Embora o mundo pregue que "toda forma de amor é válida", a Bíblia nos mostra que o amor só tem uma forma e é a forma de Cruz. O resto, ou está moldado à ela ou não é amor verdadeiro.
A Cruz é o que faz com que o nosso mal inerente seja sucumbido pelo amor ao próximo, amor é o que nos iguala a todos perante Deus. A Cruz é o que nos mostra que nascemos pecaminosos mas podemos ser transformados em Cristo. Ela é o que mostra que nosso conceito sentimental e secularizado de amor não funciona direito, dura pouco e cria relacionamentos descartáveis.
Eu celebro a união e a igualdade que a Cruz proporciona através do sacrifício do único que nasceu sem pecado e morreu sem pecado. O único que ressuscitou e venceu a morte para que um dia voltasse e acabasse com toda forma de preconceito e intolerância.
Aquele que tomou para si o direito de julgar e nos deixou o mandamento de amar.
Aquele que morreu para que nós vivêssemos.
Aquele a quem devemos ser semelhantes, que concede a nós a nossa verdadeira identidade, nos livrando de toda e qualquer tendência ao mal que tenhamos - adquirida ou hereditária.

Que as cores do arco-íris nos lembrem que Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - e apenas Ele é Amor e apenas Ele é capaz de julgar, portanto apenas Ele tem autoridade pra isso.

Quando vir o arco-íris, lembre-se: Fale menos e ame mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??