A Bíblia Sócio-Política: O que Deus diz sobre corruptos, honestos, ricos, pobres e cínicos


Ai de vocês, que fazem leis injustas, que elaboram projetos de lei para oprimir o povo – Leis que tornam o povo miserável, que roubam a dignidade dos desamparados, que exploram as viúvas indefesas, que tiram vantagens das viúvas sem lar.
O que vocês vão dizer no dia do juízo, quando Ele nos surpreender?
A quem vocês vão pedir ajuda?
De que adiantará o dinheiro de vocês?
Vocês serão uma paisagem triste, como prisioneiros amontoados ou cadáveres empilhados na rua.
Mesmo depois de tudo isso, Deus ainda estava irado, com o punho cerrado, pronto para atingi-los de novo. (Isaías 10:1-4, A Mensagem)

Não digam nada que não tenham a intenção de cumprir. (Mateus 5:33, A Mensagem)
[...] e lhes dirá: “Saiam, seus inúteis! Vocês não prestam para nada, a não ser para o fogo. E sabem por quê?
Porque
Eu estava com fome, e vocês não me deram comida;
Eu estava com sede, e vocês não me deram de beber;
Eu estava sem casa, e vocês não me deram uma cama;
Eu estava com frio, e vocês não me agasalharam;
Eu estava doente e preso, e vocês nunca me visitaram.”
[...] então dirão: “Mestre, do que estais falando? Quando foi que te vimos com fome, com sede, sem teto, com frio, doente e preso e não te ajudamos?”
Ele responderá: “Afirmo esta verdade solene: toda vez que vocês deixaram de fazer uma dessas coisas a algum marginalizado ou excluído, aquele era eu – deixaram de ajudar a mim.”
(Mateus 25:41-46, A Mensagem)
“Pilatos insistiu: ‘Você não vai falar? Não sabe que tenho autoridade para absolvê-lo e autoridade para... crucificá-lo?’
Jesus respondeu: ‘Você não tem nenhuma autoridade sobre mim, a não ser que a tenha recebido do céu. É por isso que aquele que me entregou a você cometeu um pegado ainda maior.’” (João 19:10-11, A Mensagem)
Sejam bons cidadãos. Todos os governos estão abaixo de Deus. Se há paz e ordem, é ordem de Deus. Então vivam de modo responsável como cidadãos. Se forem irresponsáveis para com o Estado, estarão sendo irresponsáveis para com Deus, e Deus pedirá conta disso. As autoridades constituídas só serão uma ameaça se desobedecerem. Os cidadãos decentes não têm o que temer.
Querem estar numa boa situação com o governo? Sejam responsáveis e o governo terá de trabalhar ao seu favor. Mas se vocês desobedecem às leis o tempo todo, cuidado! Os guardas não estão aí apenas para serem admirados pelos seus uniformes. Deus também tem interesse em manter ordem, e os usa para isso. Portanto, vivam com responsabilidade – não apenas para evitar a punição, mas por ser a maneira certa de viver.
É por isso, também, que vocês pagam impostos – para que a ordem seja mantida. Cumpram suas obrigações como um cidadão. Paguem seus impostos. Paguem suas contas. Respeitem seus superiores. (Romanos 13:1-7, A Mensagem)
Aconselhe o povo a respeitar as autoridades e a serem cumpridores da lei, sempre prontos a dar a quem precisa. Nada de insultos ou brigas. O povo de Deus deve ser cortês e de coração aberto. (Tito 3:1-2, A Mensagem)
Amigos, este mundo não é a casa de vocês; por isso, não se sintam à vontade nele. Não dêem espaço para o ego á custa da sua alma. Vivam uma vida exemplar entre os descrentes para que o comportamento de vocês refute o preconceito deles. Então eles serão conquistados para o lado de Deus e estarão lá para participar da festa quando Ele vier.
Deixem o Senhor orgulhoso de vocês, sendo bons cidadãos. Respeitem as autoridades, qualquer que seja o nível delas. Elas são emissárias de Deus, responsáveis por manter a ordem. É vontade de Deus que, ao fazer o bem, vocês possam curar a ignorância dos tolos que o consideram um perigo para a sociedade. Usem sua liberdade para servir a Deus, não para quebrar as regras. Tratem todos com dignidade. Amem sua família espiritual. Temam a Deus. Respeitem as autoridades. (1 Pedro 2:11-17, A Mensagem)
Vocês conhecem bem o mandamento dos antigos: “Não matarás”. Pois afirmo que qualquer que guarde rancor de um irmão é culpado de assassinato. Chame um irmão de “idiota” e você corre o risco de parar no tribunal. Chame sua irmã de “burra” e estará no limiar do inferno. O simples fato moral é que palavras matam. (Mateus 5:21-22, A Mensagem)
Não bombardeiem de críticas as pessoas quando elas cometem um erro, a menos que queiram receber o mesmo tratamento. O espírito crítico é como um bumerangue. (Mateus 7:1, A Mensagem)

Os perversos são perseguidos pela culpa: estão prontos para fugir mesmo quando ninguém está atrás deles. As pessoas honestas são calmas e confiantes, corajosas como um leão.
Quando o país está um caos, todos têm um plano de ação. Mas para resolver as coisas é necessário um líder de visão.
Os que oprimem o pobre são como chuva de granizo que acaba com a colheita.
Quem abandona a lei de Deus está livre para se entregar à corrupção; quem ama a lei de Deus lutará por ela com unhas e dentes.
A justiça não faz o menor sentido para o perverso; os que buscam o Eterno a conhecem nos mínimos detalhes.
É melhor ser pobre e sincero, do que rico e falso.
Pratique a lei de Deus, e construirá uma reputação pela sabedoria; saia com uma multidão de perdidos e constrangerá sua família.
Você pode ficar podre de rico trapaceando e extorquindo, mas no devido tempo um amigo dos pobres devolverá tudo a eles. [...]
Os ricos pensam que sabem de tudo, mas os pobres é que conseguem ver através deles.
Quando os justos são promovidos, é uma maravilha, mas quando os maus estão no controle, muito cuidado. [...]
O líder que não tem entendimento pratica abusos, mas quem odeia a corrupção terá um futuro brilhante.
O assassino assombrado pela culpa está condenado: não haverá socorro pra ele.
Ande corretamente, viva bem e seja salvo; a vida tortuosa resulta em condenação.
(Provérbios 28:1-8 , 11-12, 16-18, A Mensagem)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??