O Túmulo Aberto e a Cruz Vazia

Passeando por um caminho tortuoso, um homem buscava o sentido da vida.
Encontrou em sua jornada um eremita que lhe disse:
-Caro amigo, sei o que buscas, e estás com sorte! É hoje a páscoa, o dia em que se comemora o sentido da vida. Não lhe darei sua resposta, mas você a encontrará em seu caminho.
Intrigado, o homem andou por alguns quilômetros e então encontrou um coelho ofegante, caído à beira da estrada.

-Senhor Coelho, vejo que estás cansado. Sabes alguma coisa sobre o sentido da vida e da Páscoa?
O coelho, com muita dificuldade respondeu:
-Nada sei sobre páscoa a não ser que me colocaram nela sem que eu soubesse o por que. Me fazem botar ovos  de chocolate - que sequer existem na realidade - e apesar de ser símbolo de páscoa e de fertilidade, não faço a mínima ideia do que seja a páscoa e estou cansado de trabalhar tanto em vão.
O homem deu um pouco de água e comida ao coelho e continuou sua jornada.
Então avistou uma garotinha sentada no meio de uma cesta de chocolates, muitos deles pela metade. Ela estava com os olhos semi-cerrados e parecia cansada.
-Oi garotinha, o que você faz aqui? Sabes algo sobre a páscoa?
-Sei sim! A Páscoa é a data onde comemos chocolates. Adoro comer chocolate na páscoa. Mas estou com uma dor de barriga imensa por causa dele.
-Por que comeu tanto se sabia que fazia mal.
-Não sei! Todos fazem isso e chocolate é gostoso!
-Mas a páscoa é só isso?
-Até onde eu sei sim!
-Quer vir comigo? Onde estão seus pais?
-Meus pais foram comprar chocolates. Devo esperá-los aqui.
O homem deixou lá a garotinha e continuou andando. Encontrou então um senhor ajoelhado em frente a uma escultura de uma cruz com um homem pregado nela.
-Senhor, com licença, sabe me informar onde encontro o sentido da páscoa e da vida?
O senhor olhou para ele e disse:
-Eis aqui o sentido da vida! Jesus Cristo crucificado pelos nossos pecados que são inúmeros! Ele, coitado, teve que morrer para pagar nossos pecados e para que pudéssemos seguir tudo o que ele ensinou e fazer o bem as outras pessoas. Vivemos pra isso: cumprir sua palavra e adorar sua cruz. Se não fizermos isso vamos todos morrer queimados.
-Mas que coisa opressora! Que espécie de vida é essa que fazes o bem por obrigação em prol de um homem morto pregado numa cruz?
-Não blasfeme! - disse o senhor com uma expressão horrorizada - Você será castigado por Deus!
O velhinho começou então a exclamar maldições esquisitas então o homem fugiu dele apressado.
Depois de uma longa jornada cansativa e cheia de frustrações, a comida e a água acabaram e o homem caiu na beira da estrada.
Tudo que conseguiu enxergar foi um tumulo aberto abaixo de uma cruz de madeira vazia.
Entardecia, e aquela visão lhe pareceria assustadora se não houvessem flores ao pé da cruz e uma pequena cascata correndo do túmulo.
Então um outro homem de expressão bondosa, olhos luminosos vestido de jeans e camisa xadrez desgastados apareceu e disse:
-Você perdeu suas forças no lugar certo! Sua busca não foi em vão. Eis aqui o sentido da páscoa e da vida!
-Uma cruz e um tumulo vazios?
-Sim! O pobre coelho é apenas uma criatura, os chocolates são gostosos mas não acrescentam nada á vida das pessoas e um Deus morto de nada vale. A cruz e o tumulo vazios são o simbolo de um Deus que é Vida, mas abriu mão dessa vida para que a própria morte morresse para sempre. E seu amor foi tão grande e profundo, que fez nascer flores ao pé de uma cruz e água de dentro de um túmulo seco.
-E como faço para escapar dessa morte moribunda que ele derrotou?
-Entre comigo no túmulo e verás!
-Mas entrar contigo no túmulo?
-Confie em mim!
Sem saber exatamente o porque o homem confiou no desconhecido e entrou com ele no túmulo. Ao passar embaixo da cascata, percebeu que por trás daquele simbolo de morte havia uma festa incrível.
E aquele desconhecido, se tornou seu amigo, o carpinteiro, dono da festa. E aquela festa nunca mais se findou, pois lá os coelhos eram felizes, o chocolate era abundante, mas ninguém prestava atenção nele por que haviam coisas melhores. Só havia a cruz vazia, o túmulo aberto e vida, muita vida. Vida que custou alto preço, mas tal preço foi pago pelo desconhecido carpinteiro que doou toda a sua riqueza aos seus amigos que atravessaram o túmulo da vida.

Comentários

  1. Sabe Jôn, essa história é conhecida, essa história de que trocamos o sentido da páscoa, mas isso não muda o sentido de ninguém, são textos que nos tocam temporariamente, mas Deus tem sempre seus motivos. Eu estou tão apressado hoje, e me esqueci da coisa mais magnífica que Cristo fez por mim, só fiz uma oração, mas me lembrei que além de Jesus morrer por mim, foi no inferno matar a morte, e sabe Jôn, sua parábola foi ótima, realmente obrigado! ;D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??