Além da Costela de Adão...
Para Ler Ouvindo: Cabelo Solto (Marcela Taís)
"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27 (Negrito acrescentado).
Afinal, o que isso significa? O que significa quando Gênesis 2 diz que a mulher foi criada para ser auxiliadora?
Como destacado acima, a primeira vez em que a mulher aparece na Bíblia, é como um ser criado à imagem de Deus, tanto quanto o homem.
O texto só vai entrar em detalhes sobre como eles foram criados no capítulo dois.
Primeiro Deus cria o homem, modelando-o do barro e soprando seu fôlego nas narinas dele.
Depois - e aí entra o curioso - Ele mostra todos os animais a Adão e lhe dá o direito de nomeá-los.
Então Adão repara que todos os animais machos estavam acompanhados por uma fêmea da mesma espécie.
O texto faz questão de colocar esse fato logo depois de afirmar que Deus disse que "não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda" (Gn 2:18). Esse fato dá a entender que Deus colocou o homem para nomear os animais antes de criar a mulher para que ele percebesse que não estava completo. Havia algo faltando.
Eu gostaria de destacar três fatos interessantes sobre o processo de criação da mulher:
1 - Deus coloca o homem para dormir antes de fazer a "cirurgia" de onde Eva se origina. Assim como não participou ativamente do processo da sua própria criação, ele também não participa ativamente do processo de criação dela.
Ele está literalmente recebendo um presente de Deus, de forma inteiramente dependente.
2 - Deus poderia modelar Eva do barro, como fez com Adão, ou fazer qualquer outra coisa, usar qualquer parte do corpo de Adão. Mas ele tirou uma das costelas. Ele tirou algo que não faria falta como um órgão vital, mas que fazia parte da estrutura do homem, sua sustentação e uma das camadas mais íntimas do corpo.
3 - Adão e Eva já nasceram uma só carne, de um jeito que nenhum outro casal posterior se tornou. E é a partir desse fato, que a Bíblia justifica que "por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:24). A palavra hebraica para "uma" (אֶחָֽד) nessa frase tem sentido tanto de número quanto de adjetivo. Homem e mulher se tornam uma só carne de maneira literal e também simbólica. E ambos, juntos, são imagem e semelhança de Deus, como já apontado em Gênesis 1:27.
Quando diz que vai criar uma "auxiliadora" para o homem, muitos interpretam como se Deus estivesse criando uma empregada para Adão, ou algo do tipo, quando na verdade, o contexto deixa bem claro que Adão tem a necessidade (não o capricho) de ter ao seu lado alguém que o complete.
A palavra para ajudadora/auxiliadora, ezer (עֵ֖זֶר) aparece ao todo 21 vezes no Antigo Testamento. Ela é utilizada em dois versos em Gênesis 2 (18, 20) e aparece mais 19 vezes, e dessas 19, 16 se referem de forma específica a Deus como socorro e auxílio para a humanidade e as outras duas se referem a reis de fora que ajudaram a Israel.
Deus não está falando de qualquer tipo de auxiliadora. Ele está falando de uma auxiliadora indispensável e que possa fazer coisas que, sozinho, o homem não pode, um tipo de ajuda que somente Ele e a mulher poderiam dar.
Mais do que isso, Ele está falando de uma auxiliadora que seja correspondente, e não superior ou inferior. E, diante do uso de ezer na Bíblia, se houvesse algum tipo de superioridade na relação criada por Deus, a superioridade seria da mulher e não do homem, pois foi o homem que sentiu primeiro a dependência.
Deus criou homem e mulher dependentes um do outro, e principalmente dependentes do seu Criador.
Diante disso, o texto Bíblico desmonta qualquer pensamento humano que desfavoreça um gênero em detrimento a outro. O machismo é jogado por terra quando percebemos que Deus criou dois seres interdependentes e acima disso dependentes de Deus. Qualquer discurso, partindo de alguém que diz crer na Bíblia, que invalide a diretriz bíblica dos papeis do homem e da mulher também cai por terra quando se percebe a íntima relação entre a identidade do ser humano como espécie e sua identidade sexual. Qualquer discurso de que a Bíblia diminui o papel da mulher diante do homem é inválido quando olhamos para a criação da mulher e também para as mulheres da Bíblia.
A Bíblia é repleta de personagens femininas fortes. Numa sociedade que sequer contava as mulheres, e as tratava como se fossem propriedades dos homens, as grandes mulheres de destaque na Bíblia se mostraram incrivelmente bem resolvidas e fortes ao decidirem por si mesmas a quem iriam servir, ao decidirem que se fossem pertencer à alguém, seria a Deus, o dono de tudo e todos. No final das contas, a mulher foi criada sim a partir da costela de Adão, mas ela veio mesmo das mãos de Deus e é muito mais do que a costela do homem.
Observando mulheres como Ester, Rute, Débora, Raabe, Noemi, Vasti, Maria, Maria Madalena, Isabel, Dorcas, Hulda e muitas outras, só podemos entender que força de uma mulher não está no quanto ela é independente do homem, mas sim o quanto ela é dependente de Deus.
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