Pessimismo Otimista



As pessoas costumam desafiar a Deus, perguntando o motivo de permitir a morte precoce de algumas pessoas "boas" e a vida longa de algumas pessoas "más".
Chateiam-se, reclamam com ele, como se ele devesse alguma coisa a nós. Acabam por duvidar da índole dele e por fim da sua existência.
Pregam no fim das contas, que a ideia de Deus é ultrapassada e que o mundo seria um lugar melhor sem religião.
Acham que a humanidade sozinha, sem Deus, sem uma Lei que seja mais profunda do que apenas regras, consegue extirpar as coisas desagradáveis.
Olhe bem, mas bem atentamente para os nossos milhares de anos de história e civilização, olhe para culturas diferentes, religiões diferentes, oriente e ocidente.
Olhe bem para eles e para a humanidade contemporânea e me responda com realismo e sinceridade: Você acha mesmo que sem algo que nos ligue tão profundamente que influencie diretamente quem somos como indivíduos e como espécie, conseguimos MESMO passar por cima de nossa maldade, mesquinhez e egoísmo?

Você acha mesmo que algum dia conseguiremos quebrar um paradigma, um dogma ou um preconceito sem estabelecer outro para substituí-lo?
Tudo isso sem absolutamente nada maior do que nós como humanidade e nosso "contrato social" para respeitarmos a nós mesmos e uns aos outros?
Você acha que nossa ciência consegue curar na mesma proporção com que cria novas formas de adquirir doenças?
Você acha que conseguiremos um dia eliminar as ameaças físicas, espirituais, fisiológicas, materiais, psicológicas e culturais?
Meu pessimismo na humanidade não tem nada a ver com duvidar que ela possa ser boa.
Nós, como espécie, temos uma capacidade gigantesca de fazer o bem, de permitir que o bem ganhe.
Infelizmente a nossa capacidade de fazer o mal é proporcional à nossa capacidade de fazer o bem, e nosso egoísmo é praticamente genético.
Herança de uma separação entre nós e Deus que só não se faz soberana graças à inimizade que Deus estabeleceu entre nós e a antiga Serpente (Gênesis 3:15).

Se você já acha tudo muito injusto com Deus, imagina sem Deus?
Que esperança temos de que um dia crianças não morrerão?
Que esperança temos de que um dia nosso desejo natural de sobrevivência seja recompensado com o fim da morte?
Que esperança temos num mundo onde reina a saudade, o egoísmo, a dor e a morte?
Você pode se declarar bem resolvido em relação a isso, mas não faça o mundo e a você mesmo de bobos.
Você sabe que não consegue aceitar que tenha que morrer sem deixar pelo menos um pedacinho do que você tem de bom no mundo,

Elimine Deus da equação de uma sociedade melhor do que a que vivemos, e ela simplesmente vira pó.
Afinal, sem Deus, que outro motivo que não seja nossa cultura e sociedade corrompidas, para respeitar outros como eu?
Sem Deus, o que além de uma legislação falha me impede de desrespeitar a vida dos outros e a minha própria?
Não sou nenhum anarquista, não sou alarmista, talvez pessimista nesse ponto, mas não apoio reações extremas a esse tipo de questionamento que estou fazendo - do fundamentalismo ao niilismo.
Definitivamente não.
Mas me responda: Tire Deus da equação e que garantia eu tenho de que as pessoas podem mudar? Como indivíduos e como população?

A verdade é que, sem Deus, a humanidade pode até conseguir alguma coisa, mas ela consegue só até certo ponto. Se alcançarmos um "quase" ideal, um momento ou outro algum grupo ou "minoria" vai sofrer as consequências de construir uma sociedade melhor do que a que temos hoje.

Você pode não crer que Jesus tenha vindo e morrido pela humanidade... Pode não crer na promessa que ele fez de vir e destruir tudo o que há de ruim no mundo.
Talvez você acredite em vida após a morte. Mas que inferno seria viver num paraíso e observar seus queridos e sua descendência sofrendo nesse planeta decadente, sem nenhuma esperança de que um dia isso acabe!

Meu pessimismo em relação à humanidade vem acompanhado de um otimismo e uma esperança sem fim num Deus que ama essa mesma humanidade, e tem poder para transformá-la novamente no que Ele planejou que ela fosse.

Se você duvida de Deus, Jesus, o Espírito Santo e suas promessas, talvez a única coisa que eu tenha para te oferecer como argumento seja a minha fé no retorno prometido dEle.
Mas apenas alguém que permite que outra pessoa - boa de verdade e em essência - morasse nele, consegue ser bom, consegue mudar, consegue deixar de ser egoísta, preconceituoso, incompleto.
Se você nunca experimentou isso, pague pra ver.
Seja científico: PROVE. Experimente.
Pague pra ver e você vai perceber que qualquer preço que você pague, por maior que seja, sempre será insuficiente para retribuir o favor e a loucura da Cruz.

O mesmo Deus que permite a morte de alguns, é o que vai ressuscitar no final das contas todo aquele que se revolta contra o mundo e se volta para Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??