Jesus para Presidente

Para ler ouvindo: A Voz (Os Arrais)


O fato da Bíblia pregar o retorno de Cristo para destruir o pecado (e consequente e infelizmente, quem estiver agarrado nele) incomoda com vigor todos aqueles que defendem a "liberdade" absoluta da religião, que adoram dizer que Deus é separatista, etc, etc.

Desde que o "conhecimento do bem e do mal" passou a fazer parte da nossa genética, a humanidade busca o conhecimento: tenta entender a natureza, tenta entender a história, tenta entender o comportamento humano.
Desde então, desde a "declaração de independência da humanidade", nós buscamos subir os degraus sagrados do conhecimento humano sem ajuda de nada que possa ser considerado espiritual ou sobrenatural.

O resultado disso?

Uma confusão, que começou com um assassinato, passou por um dilúvio que mudou o planeta para sempre, passou por uma torre cheia de arrogância e confusão, passou pelo surgimento das várias religiões que brigam entre si, passou pelas grandes guerras e batalhas entre reinos da Idade Antiga, foi marcado pelo assassinato físico de Deus, foi transformado pela sua ressurreição, que por sua vez foi distorcida pela transição entre Idade Antiga e Idade Média (talvez a pior coisa que já tenha acontecido à humanidade), pareceu que ia acabar com a Reforma Protestante, mais tarde passou pelo absolutismo e por uma Revolução, e assim veio até chegar nos dias de hoje: Uma pós-modernidade marcada pela distorção do que é ser humano, uma distorção tão grande e profunda que por si só já é um sinal do fim de tudo.

Chegamos na era do protesto cibernético, onde petições, notícias on line, páginas sensacionalistas no facebook e informação demais com pouca profundidade e pouca credibilidade comandam guerras verbais ferrenhas entre pessoas que juram saber o que é revolução e o que é direita e esquerda, acusando e apontando dedos com ideologias vagas.
Essas discussões ferrenhas parecem - e são - discussões de adolescentes e jovens loucos para recuperar um pouco da dignidade que seus pais e avós vivem dizendo que eles tinham em suas épocas, e seus filhos e netos não têm hoje.

A ânsia da humanidade por fazer algo por si mesma, levou-nos ao caos absoluto de ideias e à uma crise de identidade coletiva que só tem volta para aqueles que se permitem olhar além das pessoas que estão no poder e passam a enxergar que por trás das inúmeras ideologias, há uma luta com final já decidido entre o que abandonamos desde que o pecado entrou no mundo contra aquilo que abraçamos depois.
Uma luta violenta entre o conceito esquecido de um Amor Paradoxal - representado pelo Deus feito homem - e o conceito amplamente difundido do ego, que se espreme e se infiltra teimosamente nas nossas ideias e opiniões.

Enquanto as pessoas permanecem debatendo entre si o destino político que a humanidade dará a si mesma, esse destino já está traçado e escrito. Isso foi decidido pelo Deus que os intelectuais esqueceram e fazem de tudo para excluir da equação política. As ideias socialistas, revolucionárias, ou conservadoras, ou ainda, o liberalismo político, todas as ideologias existentes tremem diante da possibilidade de uma Teocracia absoluta ser estabelecida, tirando de nós a nossa ilusória sensação de sermos o centro do universo.

Não estou pregando aqui a isenção política, a alienação em nome da proteção de princípios. Vivemos no mundo e temos que aprender a viver nele até que Cristo venha. Acontece que os temores e anseios dessa humanidade "esclarecida" vão todos por água abaixo ao constatarem que o ato político mais inteligente da história, que estabeleceu com milênios de antecedência quem venceria essa guerra, consistiu num ato de rendição pacífica, humilhação voluntária e morte sem luta de um Rei. Rei esse que calou a boca de TODOS os seus adversários ao mostrar, na cruz, o nosso verdadeiro estado, decadente e degradante - um estado que os ideais mais românticos e bem intencionados de direita e esquerda não leva em consideração nas discussões. E, repito que não devemos ser politicamente alienados, para também entender que precisamos amar o próximo. Esse mesmo próximo que é tão degradado quanto você, tão caído e tão falho quanto você. Nem mais, nem menos. Pode ser mais pobre, menos bem informado, mais intolerante, menos equilibrado. Mas não pior. O Reino vem para TODOS. A misericórdia está disponível para TODOS e é dever de quem a recebeu, dá-la aos piores inimigos.

Alguns talvez digam que sou um lunático utópico por crer nos princípios "fabulosos" da Bíblia. Outros dirão que a alienação tomou conta da minha visão política e que eu estou precisando de um choque de realidade.
"Loucura!" Me dirão. Mas "a mensagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que estamos salvos, poder e sabedoria de Deus" (I Cor. 1:18). E a mensagem da cruz, não acaba na cruz, ela vai ainda mais distante da sabedoria humana e prega o Cristo que morreu, ressuscitou e que voltará.
E ele voltará não só para buscar os que enxergaram por trás da cortina de fumaça resultante da guerra política. Ele voltará também para que todo olho veja quem realmente manda em tudo. A ÚNICA maneira de desfazer toda essa confusão em que nos encontramos é "reiniciando" o Universo como o conhecemos e purificando tudo, para que a Verdade seja clara como o dia.

Não estou falando apenas sobre o futuro. Todo aquele que consegue contemplar no Cristo crucificado, o Rei do Universo ressurreto, consegue enxergar tudo com uma clareza maior, consegue ver o que há de pior e melhor na humanidade e consegue ver o que é o certo e o que é o errado.
Todo aquele que olha para Cristo como Messias e Sacerdote, consegue enxergar além da demagogia política, além dos princípios falhos - ainda que sinceros - do idealismo, além da direita, além da esquerda, além do que a religião pode oferecer, além do que os pastores e pregadores que parecem convencidos que a política humana é o melhor, além dos políticos que usam o nome de Cristo para se venderem. Enxergar a Cristo é, literalmente, enxergar a verdade pura e absoluta.
A Verdade que um dia, talvez mais rápido do que imaginemos, se mostrará e TODO, TODO joelho se dobrará perante ela.

"Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.
Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro;"

Daniel 2:43-45 (Almeida Corrigida e Fiel)

"Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele."

1 Tessalonicenses 5:1-10 (NVI)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de C.S. Lewis

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

[série] Dezembro de Deus | Cap. IV - Fé cega, faca amolada