Geração Blasé: Babacas, Psicopatas e Zumbis


Eu tenho ficado cada vez mais incomodado com a gente.
Eu falo a gente por que não me sinto - com razão - no direito de me incluir fora dessa.
Somos uma geração que se mostra tão contraditória e inerte diante da realidade, que há algo nela que nos incomoda, mas o máximo que conseguimos fazer é protestar com textos eloquentes e imagens tendenciosas em blogs e redes sociais.

Eu vejo um bando de jovens e adolescentes com expressões faciais blasé tentando alcançar o pódio da sabedoria apenas para fazer jus à quantidade de informações que temos disponíveis em acesso fácil e rápido. Acontece que esse acesso fácil e rápido e essa quantidade imensa de informações nos impede de filtrar o que vemos, lemos, assistimos e nos leva a não filtrar também o que pensamos e falamos.


Consequentemente vejo pessoas lutando por direitos iguais sem ter a mínima ideia do que isso implica, vejo pessoas criticando censura e machismo de uma forma repugnantemente crítica e sexista E - ouso dizer - separatista. Vejo religiosos pregando e fazendo belos discursos com roupagem cult sem mover um dedo sequer para praticar o evangelho que pregam. Vejo gente criticando os pastores que "arrancam" dinheiro dos fiéis, mas não têm coragem de tirar um tostão do próprio bolso pra ajudar nem a própria família. Vejo gente falando dos políticos corruptos mas colam na prova do final de semestre. Vejo gente criticando o governo por que cria as milhares de "Bolsas" e benefícios, mas não movem uma sobrancelha pra tornar o mundo um lugar melhor, seja espalhando ideias de paz e amor (não de falsa justiça e protestos à impunidade) ou dando de comer aos famintos.

Vejo gente querendo igualdade, justiça e melhoria social, mas o que raios eu posso falar a esse respeito? Eu reclamo que tenho poucos recursos para ajudar as pessoas e que não consigo controlar minhas finanças, quero um salário maior e condições de vida melhores, tentando insistentemente ignorar que existem pais de família com cinco filhos que ganham pelo menos três vezes menos do que eu.

Quem raios eu acho que sou pra julgar quem quer que seja por me oprimir, por me roubar tempo e dinheiro, por me impedir de realizar meus sonhos, se eu estou muito mais próximo de uma boa realidade do que aquelas pessoas que tem MENOS, muito menos do que eu?
Nos vejo como a geração blasé, geração que levanta as sobrancelhas com sarcasmo e olha "de cima" para as pessoas mais experientes com "ideias ultrapassadas", e me pergunto se somos babacas egoístas, psicopatas insensíveis ou apenas zumbis sem cérebro que formam multidões querendo comer os cérebros de gente que provavelmente achamos que têm uma mentalidade inferior.

A você que luta pelos direitos iguais das religiões, dos gêneros e das orientações sexuais, a você que luta pelo estado laico e por um governo mais digno, olhe para o espelho por um momento e se pergunte se você realmente é melhor do que qualquer um dos "opressores" e corruptos que você critica. Analise suas atitudes profundamente e se pergunte: Eu realmente tenho o direito de protestar contra o que quer que seja? Eu tenho autoridade pra isso? Eu mudei antes de pedir mudança?

Não estou dizendo que devemos nos permitir ser marionetes de um sistema falho e pessoas inertes diante da realidade. Ou que não devamos investir em nós mesmos (sobre isso falo depois). Mas pense só um pouquinho. Pense a respeito do que você pede. Se você quer que outras pessoas deixem suas "crenças ultrapassadas" e modos de vida politicamente incorretos, você quer que elas pensem nos outros antes de pensar nelas mesmas. Você consegue fazer o que está pedindo? Você consegue se colocar no lugar dessas pessoas? Você consegue colocar o interesse do próximo acima do seu?
Você consegue odiar a opressão e ainda assim amar a pessoa que te oprime? Se respondeu sim a todas as perguntas, parabéns, você deu um gigantesco passo em direção à verdadeira revolução de mente e caráter. O resto é bobagem.

Hoje eu me olhei no espelho e não gostei do que vi. O que você vai enxergar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??