Pecado



Uma amiga minha que não crê em Deus fez uma pergunta interessante recentemente. Ela não entendia esse negócio de pecado na religião. Até por que ela defende o relativismo e achava meio tosco toda essa coisa de pecado, certo e errado.
Mas eu entendo a dúvida dela por um princípio básico: todo mundo tem na cabeça o conceito de que pecado é algo de ‘ruim’, ‘errado’ ou ‘feio’ que você faz. Sim, essas coisas são um tanto que expressão e consequência do pecado, mas não são o pecado em si. A Bíblia define o pecado como transgressão da lei. Mas transgressão também é consequência.
Mas consequência de que?
Quando o homem peca, ele está declarando de alto e bom som a sua independência de Deus. Portanto podemos dizer o verdadeiro pecado é quando o homem se afasta de Deus.
Deus nos criou perfeitos, com fisiologia e psicologia preparada para fazer apenas o que é bom para nós. Existem provas científicas de que nossas terminações nervosas são danificadas quando tomamos decisões erradas conscientemente. Portanto, tudo o que Deus diz que é errado para nós, não é por que ele quer que façamos apenas o que ele gosta. É por que muitas coisas que consideramos boas são destrutivas para nós. E nós somos muito orgulhosos para admitir isso.
Portanto, pecado não é simplesmente o que Deus não gosta que façamos (isso também, claro), mas é também o que nos faz mal e nos torna escravos.
Uma coisa muito importante sobre o pecado: O salário do pecado é a morte. (Romanos 6:26)
Como assim? Deus não é misericordioso e amoroso? Por que ele mataria o pecador por causa do pecado sendo que ele mesmo disse que ama o pecador?
Sim, ama. Deus nunca quis que ninguém morresse. Mas toda a vida emana dele. Quando nos afastamos dele estamos por nossa própria vontade renegando a vida. Não é uma escolha dele, e uma escolha nossa. Mesmo assim, o verso termina. O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus! Mesmo todos nós nos afastando dele e matado o filho dele, ele ainda nos concede a vida. Só não a teremos se não quisermos. Então nós temos que depender dele para termos vida.
Mas e onde fica a liberdade? Bem, esse é o assunto do próximo texto...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??