Liberdade


Liberdade é um conceito difícil de definir. Cada pessoa vai responder algo diferente se perguntarmos o que é liberdade. As respostas vão depender da cultura, da educação, da religião, das crenças e das experiências vividas pela pessoa.
Os filósofos costumam dizer que liberdade é um termo utilizado para definir negativamente a ausência de submissão, servidão e determinação. Positivamente, a liberdade seria a autonomia e a espontaneidade de um ser racional.
Dentro da filosofia de vida cristã, esse conceito está certo. Mas apenas em partes. As pessoas costumam ter certa aversão ao cristianismo por que pensam que ele é baseado em leis, regras e proibições. O que seria uma afronta à liberdade, que é tão pregada pelo próprio cristianismo.
Mas a liberdade dentro da vida cristã é muito mais do que autonomia e espontaneidade e muitas vezes é aplicada como sinônimo de submissão (!). Uma frase célebre de Jesus é ‘E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará’(João 8:32). Partindo da premissa de que Jesus é a Verdade (João 14:6), podemos concluir que, só o conhecimento de Jesus leva à liberdade. Aliás, a liberdade de escolha é uma característica natural do ser humano mesmo antes do pecado.
O engraçado é que, como dissemos no texto anterior, o pecado é basicamente uma independência de D-s. E Jesus diz em João 8:34 que quem comete pecado é escravo dele.
Então paramos e pensamos: Jesus está dizendo que ser livre é ser dependente dele?
Basicamente isso.
Por exemplo, eu não bebo bebidas alcoólicas por causa do meu relacionamento com Jesus e dizem que eu não sou livre por conta disso. Mas minha religião ou Jesus não me obrigam a nada. Eu não bebo por que eu escolhi ser assim. Então eu faço uma pergunta: É mais fácil eu começar a beber, ou alguém que já bebe com regularidade parar de beber? É mais fácil eu que não fumo começar a fumar ou quem já fuma parar?
É mais fácil quem ainda é virgem começar a fazer sexo ou quem já fez ou faz sexo parar de fazer por alguma decisão repentina?
Acho que as respostas são óbvias. Então deveríamos parar para refletir se quem decide fazer o que quer é mais livre do que quem se submete a certos limites e padrões.
Se formos parar para pensar, para quem experimenta de tudo com a ilusão de liberdade, chega um momento que não vai haver mais nada para que ela experimente e então ela vai se entediar e vai perceber que por todo o tempo foi escravo da sua própria ‘liberdade’.
Com todas essas informações podemos chegar a uma definição de liberdade.
Liberdade é essencialmente ter o poder de limitar-se.
Liberdade é saber decidir se o que parece bom é realmente feito para fazer como se quer. Afinal, é só prestar atenção em tudo para descobrir que a maioria das pessoas que se consideram livres, são na verdade escravas de si mesmas.

Comentários

  1. Com a liberdade encaramos a real responsabilidade da escolha. Que é um tipo de dádiva.
    Só tomaremos certas estradas se aquilo for de nossa própria vontade, e se nossa vontade é estar com Jesus, iremos atrás dEle, e não puxaremos ele para a nossa parca trilha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??