Seu Corpo NÃO é Seu




É um escândalo para muitos hoje a existência de uma doutrina que pregue que o corpo da mulher pertence ao seu marido. Esse é um princípio bíblico, e talvez seja por isso que a Bíblia seja taxada de machista por muitos.
Mas vamos com calma. Vamos entender essa parada.

Se há um livro na Bíblia que esclarece MUITA coisa a respeito de relacionamentos, amor, sexo e sexualidade é a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios (sim, é lá que tem o famoso capítulo 13 falando sobre amor - "Ainda que eu fale a língua dos anjos e dos homens...").

É em 1 Coríntios 7 que se encontra o princípio do "seu corpo pertence ao seu marido".
Mas lá não fala apenas da mulher pertencer ao homem. É muito conveniente para um argumento tendencioso que coloca a Bíblia na berlinda, pegar apenas essa parte e mostrar ao público feminista.
O argumento vai por água abaixo quando você percebe que o inverso também é verdade: O corpo do marido pertence à sua mulher.
Eis o verso na íntegra:

"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher." 1 Coríntios 7:4

Os capítulos 5, 6 e 7 de 1 Coríntios abordam tantos temas diferentes e feitas tantas declarações (hoje em dia polêmicas) relacionados a sexo e sexualidade que daria pra escrever um livro (hmm, boa ideia). Há diversas declarações que a sociedade pós-moderna consideraria moralistas.
Aliás, é no capítulo 6 (verso 9) que se encontra uma das declarações mais contundentes a respeito da homossexualidade que deixa o ativismo de cabelo em pé.

A carta de Paulo era aos cristãos relativamente recém-conversos da cidade de Corinto, uma cidade que possuía templos para Afrodite e Apolo, e possuía uma fortíssima herança do ponto de vista grego a respeito do sexo. Ponto de vista esse bem oposto ao que Deus havia deixado para o povo hebreu e bem parecido com a visão pós-moderna (ou talvez já seja trans-moderna, como alguns discutem).
Paulo era um intelectual, entendia das culturas da época. Ele entendia a cultura romana, entendia a herança grega e era um doutor na cultura judaica. Ele sabia do que estava falando e pra quem estava falando.
Ele sabia que falava para cristãos que viviam num lugar onde a cultura da sexualidade não era o que Deus havia determinado nas Escrituras.

Por isso ele discorre tão abertamente a respeito do sexo. São bem claros os princípios, e se fôssemos dizê-los como fazemos no dia a dia seriam princípios como: "Vocês não podem sair fazendo sexo à torta e a direita", "O sexo é para satisfazer a seu cônjuge, não a você", e "Não, seu corpo NÃO é seu".

Muitos viram pra mim e perguntam sobre a liberdade e o livre arbítrio. Já discuti sobre isso aqui várias vezes, basta procurar um pouquinho. Não preciso repetir informações toda vez. Outros me questionam: "Mas você não pode simplesmente discordar da vida íntima de alguém, de quem essa pessoa é". 

E aí que entra a parte em que se desfazem os argumentos que apontam a Bíblia como homofóbica, machista, sexista, dentre outras coisas. Uma vez que assumo a Bíblia como filtro para a minha cosmovisão, eu aceito que a humanidade foi criada por um Deus. Não o Deus impessoal do deísmo, mas o Deus Criador, Mantenedor e Salvador. Isso coloca tudo sob uma perspectiva diferente: a liberdade que você possui pode ser resumida em escolher entre o que você foi criado para ser e o que você não foi criado para ser.
Ao escolher não partilhar os planos de Deus para eles, Adão e Eva nos transmitiram esse conflito de geração em geração até os dias de hoje, o que torna a natureza humana caída falha e passível de gravíssimos desvios do plano de Deus, e isso inclui desvios morais, biológicos e fisiológicos.

Portanto, ao declarar em 1 Coríntios 6:18-19 que ao cometer um pecado sexual - qualquer que seja ele - você está pecando não só contra Deus, mas contra si mesmo, ele está praticamente dizendo que os seus sentimentos, pensamentos, heranças culturais e/ou genéticas não são confiáveis para definir quem você é.
Aliás, esse ponto de vista é corroborado pelo texto de Jeremias 17:9 que acusa categoricamente o nosso coração - nossos sentimentos e opiniões próprias - de ser enganoso e pouco confiável.
Apesar de toda essa distorção da nossa natureza, quando aceitamos a vinda de Jesus com a natureza humana não caída e sua vida sem pecado, assim como seu sacrifício substitutivo, percebemos que a missão de Cristo na Terra foi nos tornar novamente Templos do Espírito Santo.

Eu já disse isso aqui, e se tomarmos como base 1 Coríntios 6:19 e Gênesis 2:7, veremos que nosso corpo não é a casa da mãe Joana, não é a casa da sogra, muito menos é propriedade nossa: nosso corpo é templo do Espírito Santo, habitação de Deus, portador de fôlego divino.

Então quando se depara com uma sociedade que questiona a justiça de Deus e os princípios bíblicos a respeito de sexo e sexualidade, a Bíblia simplesmente questiona: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês." 1 Coríntios 6:19-20

E essa é a resposta simples e direta das Escrituras para qualquer um que levantar qualquer bandeira que defenda a liberdade do corpo e da alma. Não se trata de ser humano dominando ser humano - aliás, no capítulo 7 de 1 Coríntios, Paulo faz questão de ressaltar a importância do consenso no sexo (estupro no casamento existe!) e a importância deste ser dentro do casamento.
O ponto crucial está no simples fato de que seu corpo não é seu.
Seu corpo é por direito de Deus e de Jesus Cristo.
Ele te dá a oportunidade de escolher se vai ser dEle ou não. Mas se você sai da proteção dEle, existe um Inimigo mais poderoso do que qualquer ser humano, que tem seus dias contados, mas está preenchido pela fúria cega em se vingar da Justiça e do Amor de Deus pela humanidade e sabe que "pouco tempo lhe resta" (Apocalipse 12:12).

Seu Inimigo não tem nada a perder.
Mas você tem - inclusive a própria identidade.  Então pense duas, três, cem vezes antes de fazer o que você quiser com o seu corpo.

Leia também (clique): "Queremos Sexo, Baby",  "O Homofóbico que Morreu em Favor dos Homossexuais", "Sexo Livre é para Os Reprimidos", "A Bíblia é um Livro Erótico", "Você é um Idiota Por pensar Que pode ser Você mesmo"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??