O Homem que Amou Todas as Mulheres



Hoje é o Dia Internacional da Mulher.
Eu moro no Brasil.
Um país no qual, por mais que tentemos, parece que não conseguimos deixar várias atitudes nocivas provenientes do machismo de lado.
E não é só no Brasil. O mundo inteiro possui em diferentes níveis e de diferentes formas manifestações que diminuem de forma injusta o papel da mulher na sociedade em geral.
Mas a história dá um tapa de luva na cara da sociedade ao nos apresentar grandes mulheres com papéis decisivos.



Falei um pouco no último texto sobre como a Bíblia é tida como machista. E falei sobre como é conveniente pegar partes isoladas dela e dizer isso.
O personagem central de toda a Bíblia chama-se Jesus Cristo. Ele veio como revelação de Deus e expressão exata de quem é o Todo Poderoso, o Grande Eu Sou.
O Deus que antes de criar Eva, fez com que Adão sentisse a necessidade de ter alguém que o completasse. O Criador da humanidade fez com que o primeiro homem sentisse que dependia de outra pessoa. A Mulher.
As mulheres quase nunca são citadas em contagens e genealogias.
Elas estão na Genealogia de Cristo (Mateus 1).
Raabe, uma ex-prostituta que aos olhos da sociedade não merecia respeito; Rute, uma mulher estrangeira e que vinha de outra religião, coisa que não era bem vista naquela época; Bate-Seba, uma mulher que foi privada do seu direito de escolha por um Rei que só depois dos seus crimes, reconheceu que tinha sido um canalha e pediu perdão a Deus, sendo depois chamado de "um homem segundo o coração de Deus.

Raabe, Rute e Bate-Seba aparecem na linhagem de Cristo ao lado de nomes como Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão... A lista culmina com Maria. Uma jovem - bem jovem - que se dispôs a passar pela vergonha de uma gravidez vista como ilegítima e escandalosa para dar à luz ao Homem que era também Deus.

Jesus cresceu e viveu numa sociedade onde as mulheres não tinham voz, e onde os homens se aproveitavam do seu poder para burlar as regras e jogar toda a culpa em cima delas.
Eles se sentiam no direito de apedrejar uma mulher adúltera e não aplicar ao homem a punição deste.
Quando perguntaram a Cristo o seu veredito, ele fez o que faz a sua imensurável graça: igualou a todos - homens e mulheres - ao mesmo nível.
"Quem não tem pecado, atire a primeira pedra". (João 8:1-11)

Quando um homem poderoso, que havia ele mesmo colocado Maria Madalena numa posição difícil, a despreza e tenta expulsá-la de sua casa, o convidado de honra da festa, Jesus, faz questão de atribuir justiça à ocasião: Ela havia humildemente se prostrado aos pés dEle e ungido-os, reconhecendo que era pecadora. Portanto, ela havia feito algo que Simão não fez: reconhecido quem era, que era tão pecadora quanto qualquer outra mulher, ou qualquer outro homem, e recebeu não só o perdão, mas o incondicional amor de Cristo. (Lucas 7:36-50)

O Salvador do mundo veio como um homem. Não um homem qualquer, um homem seguro de quem era, um homem que sabia o seu lugar e exatamente por isso era puro amor e humildade.
Um Deus que criou homem E mulher à sua Imagem (Gênesis 1:27). Um Deus que veio como um homem que não tinha medo de demonstrar seu amor de mestre e amigo por seus discípulos, fossem eles homens ou mulheres - aliás, ele era o único "rabi" que aceitava mulheres como seguidoras e discípulos. Ele amou o mundo - homens e mulheres - de tal maneira que morreu por eles.

Neste dia, às mulheres eu gostaria de dizer que vocês são as criaturas mais belas de Deus. Vocês são imagem e semelhança dEle. Nunca permitam que os padrões de beleza diminuam vocês. Nunca permitam que o machismo as torne menos do que são. Nunca permitam que a opressão da independência feminina pós-moderna as impeça de amar e serem amadas.
Vocês conseguem fazer coisas como nós homens não conseguimos. Vocês são lindas, criadas por Deus, não importam o que vocês mesmas ou a sociedade pense de vocês. Espelhem-se nas fortes e grandes mulheres da Bíblia, na coragem de Ester, a ousadia de Rute, a intrepidez e inteligência de Raabe, a influência de Débora e Miriã, a humildade de Maria Madalena, a solicitude de Marta, a solidariedade de Dorcas, a sabedoria de Maria, mãe de Jesus, o reconhecimento de Deus de Isabel.
Sejam mulheres de Deus, cheias do poder que Ele concede.

Aos homens eu quero dizer que, se Deus amou e valorizou tanto as mulheres, por que deveríamos fazer algo diferente?
O mandamento a nós é que amemos nossas esposas como Cristo amou à Igreja: MORRER por elas.
Ame sua mãe, sua esposa, sua namorada, suas irmãs, primas, amigas, com o amor de Deus por você, disposto a servi-las como Cristo serviu a Elas como Criador, Mantenedor e Salvador.

Afinal, nós como humanidade não existiríamos se Deus não nos tivesse criado sob a condição de sermos descendentes de um homem e uma mulher que dependiam um do outro, viviam um pelo outro, foram criados um para o outro.

Homens, amemos as mulheres. Mulheres, amem a si mesmas como Cristo as amou e as pediu para amar ao próximo.
Amem através do amor daquele que amou incondicional e infinitamente TODAS as mulheres do mundo, a ponto de morrer por elas.

Feliz dia da Mulher!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??