Feliz Velha Promessa


Há qualquer coisa de encantador em recomeços.
Seja de um novo ano que se inicia, num dia que nasce, ou mesmo num por-do-sol. Uma nova semana, um novo mês. Esses são os temporais. Tem os recomeços simbólicos e também factuais que são diferentes para cada um.
A sensação natural é que estamos tendo uma nova chance para consertar coisas que fizemos de maneira errada no estágio anterior.
A maneira como as pessoas encaram recomeços é diferente também.

Alguns fazem balanços, alguns se apegam a superstições, alguns oram, alguns jogam coisas fora, outros compram coisas, outros simplesmente não fazem nada.
Há quem se apegue ao simbolismo de se vestir de branco, outros pulam ondas, alguns queimam objetos, alguns mudam de roupa, outros comem lentilhas.
Eu sinto desapontar essas pessoas mas não há sorte que as acompanhe que faça um ano ser melhor que o outro. Metade das coisas que esperemos que melhorem não serão melhores a não ser que suemos a camisa e façamos por nós mesmos. Não há nada que os simbolismos e superstições possam fazer por nós.
Por outro lado temos um Deus que é quem permite que as coisas se renovem todos os dias, todos os anos. Infelizmente estamos em um tempo em que o tempo é consequência de coisas simplesmente científicas, racionais e casuais. Mas a coerência está também no fato de aceitarmos a ideia de um Deus que tem os tempos "previamente estabelecidos".Um Deus que interfere nos nossos destinos, mas que nos deixa caminhar com nossos próprios passos e tomemos nossas decisões.
Um Deus que nos oferece por-do-sol, nascer do sol, fases da lua e viradas de ano.
Um Deus que nos oferece a oportunidade de identificarmos oportunidades em recomeços.
Há recomeços bons e ruins. Ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal - a dádiva divina do livre arbítrio - Eva recomeçou uma história previamente iniciada por D-s o que nos traz terríveis consequências até hoje.
Mas o Deus que tem o poder de nos conceder recomeços reiniciou o processo imediatamente, e recomeçou tudo quando Cristo nasceu, recomeçou quando Cristo morreu, recomeçou quando ele Ressuscitou. Recomeçou quando subiu aos céus, recomeçou quando enviou o Santo Espírito.
Recomeça ainda todos os dias. Recomeça quando o dia nasce, quando a noite vem, quando passa uma semana, um mês, um ano. Recomeça quando fazemos aniversário, quando comemoramos o Natal, a Páscoa.
E o mais importante: Recomeçará pela última vez quando Cristo retornar, levar seus escolhidos - que o escolheram - e se renovará ainda depois de 1000 anos. Quando ele se assentará no trono e dirá: "Eis que faço novas todas as coisas" (Apocalipse 21:5).
A pergunta é: Onde você estará no dia em que ele renovará tudo?
Isso vai depender do que você faz com todas as oportunidades que você tem para recomeçar.
Isso vai depender se você lembrará que todos os dias são únicos, todas as oportunidades são únicas. E que não importa o ano, o mês ou o dia em que estamos, todos os dias devem ser Natal - que Jesus nasça em sua vida -, todos os dias devem ser Páscoa - que você contemple a cruz e permita-se morrer e ressuscitar em Cristo -, todos os dias sejam Reveillon - quando você se lembra que um dia tudo se renova pela última vez.
Por isso, mais do que um Feliz Ano Novo, eu te desejo vida nova! E se você se desviar de tal vida, aproveite os recomeços. Os minutos, os segundos, os dias. Feliz velha promessa que todos os dias se renova e se afirma! Feliz Natal, Feliz Páscoa, todos os dias!
Feliz presente, feliz futuro! Feliz Jesus para você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases de C.S. Lewis

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

[série] Dezembro de Deus | Cap. IV - Fé cega, faca amolada