Rock de Crente (Especial Dia do Rock)

É evidente que, assim como no ano passado, não poderia faltar aqui um post especial para o dia do Rock. Claro que muitos se perguntam (sem se manifestar no entanto) por que um blog tem como temas principais o Cristianismo e o rock... Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Mal sabem as pessoas (roqueiros e cristãos) que ambos tem muito a ver. O rock, além do estilo musical, é basicamente um movimento que decidiu ser... "diferente"... Ideais como protestos contra o sistema, questionamentos, e muitas outras coisas. Basicamente, desafiar a sociedade.
O cristianismo é basicamente um movimento que se resume a seguir um cara bem alternativo chamado Jesus Cristo que pregava o "ir na contra-mão do mundo", o amor, os questionamentos em relação á sociedade. Basicamente ir contra o sistema - e a música está incluída no processo.
Sacou?
Falando sobre música, pra quem não sabe, o rock cristão é quase tão antigo quanto o rock'n roll não cristão e surgiu junto com o Jesus Movement, uma contra-cultura que com seus ideais cristãos, se opunha ao movimento hippie. Um dos pioneiros, e até onde se sabe, o primeiro a gravar um album de rock cristão, se chama Larry Norman e lançou o que ainda considero um dos albuns mais criativos da história da música cristã. Criativamente, o álbum lançado no final dos anos 60 se chamava... "Upon this Rock"! Uma referência clara ao estilo adotado e também a quem o Larry servia. A Rocha.
Durante todos esses anos, o rock sofreu transformações e hoje a variedade de subgêneros é quase incontável e "não catalogável".
O tema é extenso demais pra ser tratado aqui e agora. Mas palavras são palavras, e rock, além de atitude, é música. Por isso, neste 13 de Julho de 2012, Dia do Rock, deixo abaixo uma playlist de 13 músicas emblemáticas do Rock Cristão. A lista passeia por vários subgêneros do rock e as letras tem tudo a ver com a filosofia Love, Jesus & Rock'n Soul! Enjoy it!

1 - Sweet, Sweet Song of Salvation - Larry Norman (Rock Clássico)
Pra começar a lista, nada melhor do que começar com Larry Norman. Fiquei an dúvida em qual música do Upon this Rock eu poderia colocar, mas acho que "Sweet Sweet Song of Salvation" resume bastante a nossa filosofia de espalhar a Verdade que conhecemos. Ouça e Leia a Letra.

2 - The Rock that Makes me Roll - Stryper (Glam Metal)
Clássico dos clássicos do metal cristão, essa canção da pioneira do christian metal Stryper também tem tudo a ver com LJ&RS. Ouça e Leia a Letra .

3 - Jesus Freak - dcTalk 
Como o dcTalk é uma mistureba louca de grunge rock com rap e outras coisas, fica difícil rotular. Mas que é rock ninguém nega e que "Jesus Freak" é um dos clássicos do rock cristão também não. Como dizer que não é de Deus uma declaração de amor incrível dessas? Ouça e Leia a Letra

4 - Jesus is the Rock - Iahweh (Heavy Metal)
Não podia faltar um representante tupiniquim na lista. E com essa letra e essa música, não podia faltar mesmo! A banda católica teve a manha! Ouça e Leia a Letra.

5 - The Jesus Metal Explosion - HB (Symphonic Metal)
Representante único do gênero na cena cristã, os finlandeses do HB alcançaram um público enorme além do público cristão. Claro, com uma vocalista linda e talentosa dessas e um som pra lá de digno, não podia ser diferente. A música deles escolhida pra essa playlist dispensa comentários! Ouça e Leia a Letra.

6 - Brain Damage - I Am Empire (Alternative Rock)
Banda recém-saída do forno, o I Am Empire é daquelas que podem tocar nas rádios pop tranquilo, mas agradam também aos fãs do rock contemporâneo. E essa letra é simplesmente fantástica. Ouça e Leia a Letra.

7 - Loaded Gun - Flatfoot 56 (Celtic Punk)
O Flatfoot 56 é uma banda improvável. Americanos descendentes de escoceses, que tocam Oi Punk misturado com música celta e letras cristãs. Oi? Sim, Oi Punk. E a letra dessa música? Mais cristã impossível. Ouça e Leia a Letra.

8 - The Happy Nihilist - The Classic Crime (Alternative Rock)
The Classic Crime é uma ótima banda, e o tom irônico da letra dessa música não podia expressar melhor o por que somos cristãos e não niilistas. Ouça e Leia a Letra.

9 - Let it Be Love - Sevenglory (Pop Rock)
Um tanto discriminado entre os rockers, o pop rock tem sim vertentes muito competentes. E nessa competência está o SevenGlory, banda subestimada que fez de Let it Be Love uma musica que poderia ser um dos emblemas do movimento LJ&RS - isso sem falar na distorção de guitarra no minimo contagiante. Ouça e Leia a Letra.

10 - Feed the Machine - Red (Alternative Metal)
O Red é uma dessas bandas contemporâneas de alternative metal que mistura coisas do metalcore com vocais limpos e até orquestrações. Feed the Machine é o carro chefe do inteligente ( e com letras de difícil digestão) álbum Until We Have Faces, que é literalmente um protesto contra o sistema, do ponto de vista cristão. Genial. Assista o clipe e leia a letra.

11 - The Ones - AVB 
Esse é especial. O AVB não é uma banda de rock. É uma banda vocal a capela. Aliás o nome significa Acappella Vocal Band. Mas eis que no álbum Way of Life eles dão um show de criatividade com essa música que literalmente é um rock a cappella e cuja letra é simplesmente um soco no estômago genial. Ouça e Leia a Letra.

12 - The Houseplant's Song - Audio Adrenaline (Rock)
Sabe aqueles rocks meio falados acompanhados de um violãozinho? Clássico ne? Esse tem uma letra fantástica que fala sobre a discussão "Rock é do diabo?". Ouça e Leia a Letra.

13 - Besprinkled in Scarlet Horror - Tourniquet (Trash metal)
Tourniquet é clássico. E é muito bom. Essa musica específica também trata de farisaísmo e a tal discussão de "música de Deus" e "música do Diabo". Muito boa. Ouça e Leia a Letra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??