[Resenha] "Impossível Dizer" (Mas vou tentar!) - A nova ousadia de Alessandra Samadello

Não é rock, mas mexe com a alma.
O álbum "Impossível dizer" é a confirmação do quão longe foi Alessandra Samadello.
Sempre inovando e explorando territórios desconhecidos para a música cristã nacional, ela sempre causou algum tipo de rebuliço.

Talvez não com os dois primeiros álbuns, "Braços Abertos" e "Em nome do Amor", que apesar de uma roupagem tradicional também foram muito inovadores e tinham lá suas orquestrações maravilhosas e suas letras inteligentes. Mas depois disso, talvez por causa dos rótulos que lhe arrumaram de tradicional, cada lançamento era uma surpresa. O primeiro álbum a causar verdadeiro rebuliço foi "O Amor é a Resposta" com suas letras inovadoras e faixas ousadas como a inusitada - e ótima - Aleluia.
Como se não bastasse, seus últimos lançamentos se mostraram divertidos, inteligentes e bem feitos álbuns e DVD's para crianças (Cantando a Bíblia volumes 1 e 2).
Depois de um longo tempo sem lançar nada "para adultos", Alessandra nos surpreende mais uma vez com o ousado "Impossível Dizer". E que surpresa agradável!
A ousadia da dona de tão linda voz e um talento inigualável na cena nacional já começa na capa. O projeto gráfico já avisa que teremos algo bem diferente do que estamos acostumados a ouvir. E não adianta eu explicar aqui por que é só vendo mesmo para entender o que eu quis dizer.
E para os desavisados que resolverem criticar, na capa já tem uma mensagem quase subliminar que já explica o conceito do projeto visual. "O SENHOR NÂO VÊ COMO VÊ O HOMEM, POIS O HOMEM VÊ O QUE ESTÁ DIANTE DOS OLHOS, PORÉM O SENHOR OLHA PARA O CORAÇÃO." (I Samuel 16:7).
Tal conceito está lindamente expresso na faixa título, que de propósito ou não, é uma das poucas faixas que lembram o que Samadello fez antes na carreira dela - mas que ainda assim inova nos arranjos.
O álbum se abre com a alegre, poderosa e viajante "Meu Poder Ele é", que nos apresenta um mix de instrumentos e arranjos tão bem feito que já dá pra sentir que o álbum é realmente inspirado. É uma faixa que vai deixar muitos irmãozinhos de cabelo em pé, tanto de susto quanto de satisfação musical.
Depois de tão explosiva abertura, o álbum passeia pelos mais variados estilos com letras que tratam de fundamentos básicos do cristianismo de uma forma totalmente acessível a qualquer pessoa, e ao mesmo tempo de uma complexidade e profundidade teológica tamanha que até arrepia.
Não necessariamente nessa ordem, temos uma visão originalíssima da crucificação de Jesus com a música "Cirineu", que é de arrancar lágrimas nos olhos do mais sisudo cristão, a lindíssima "Amor Maior", já conhecida por muitos pois Alessandra já cantou várias vezes ao vivo. Destaque também para a faixa super profunda e poética "Escolho ser Fiel", a deliciosa e ousada "Desde que eu tenha você". O belíssimo dueto com Sérgio Saas é um dos pontos altos do disco e promete virar hit, "O pouco tempo que vivi", além de melodia originalíssima e uma delícia de escutar, tem uma letra de tirar o fôlego. A épica e poderosa "É o fim da dor" arrepia. Isso sem contar outras faixas maravilhosas que desfilam explorando de maneira incrível várias facetas do vocal de Samadello e tudo culmina com a faixa "Tempo pra ser Teu" que é também deliciosa e com uns arranjos originalíssimos!
No fim das contas eu falei e falei, e não vale a pena julgar o álbum por tudo o que eu disse sem ouvir antes. Afinal, é "Impossível Dizer"... Só ouvindo mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??