NÃO, não siga seu Coração...




Acho que das frases que eu mais ouvi em filmes da Sessão da Tarde nos anos 90/2000, em diversos gêneros - comédias, aventuras, ação, romance - seja: "Siga seu coração" ou variáveis como, "Faça o que seu coração manda", "Escolha com seu coração", "Faça como você se sente bem em fazer"... Além de ser reflexo do pensamento que começou a imperar principalmente na segunda metade do século XX, essa frase também refletiu na geração que começou a "pensar por si mesma" no início do século XXI.
A maioria dos discursos que se vê a respeito de auto aceitação e tolerância tem a ver com "eu nasci e me sinto de tal forma desde criança, por isso, presumo que eu seja tal", e se isso começou com rótulos e classificações, hoje em dia se torna mais e mais difícil encaixar-se em qualquer rótulo e/ou classificação que exista diante da pluralidade que se multiplica diante de nós.



Talvez seja exatamente por isso que os tradicionais princípios bíblicos que dizem respeito ao certo e errado, ao ser ou não ser, sejam cada vez mais rejeitados. Um livro tido como sagrado por uma parcela tão grande de pessoas e possui tantas diretrizes bem conclusivas sobre quem somos e quem devemos ser é uma afronta a qualquer linha de pensamento que adote como pressuposto o: "Siga o seu coração" ou "Seja como você gostaria de ser".

Na verdade, a coisa fica ainda mais complexa quando você vai pra Bíblia, pega um livro pesado como Jeremias, que é um profeta conhecido e apelidado como "chorão" e que anuncia o juízo de Israel - mas também não deixa de destacar que a justiça de Deus vem acompanhada de graça e misericórdia - e lê o seguinte:

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.
Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
Jeremias 17:5-9

Dificilmente se encontrará texto mais claro na Bíblia a respeito do que Deus acha sobre nosso pressuposto antropocêntrico que vem de longe, com a queda do teocentrismo da Idade Média e se desdobrou na valorização da forma do Renascentismo, no ceticismo racional da Modernidade (a razão humana pode chegar sozinha à verdade, sem ajuda de uma revelação divina) e nas mil e uma coisas que se desdobraram até chegarmos no hoje.
Pra começar, o texto deixa bem claro que o homem que confia no homem - e a tradução acima, da Nova Versão Internacional, inclui toda a força da humanidade aí - ao invés de confiar no poder de Deus está fadado a uma vida no mínimo insatisfatória.

Traduzindo a fala do Senhor para Jeremias no tempo dele para nosso pensamento contemporâneo, podemos dizer que a Bíblia não tem medo de afirmar que não dá pra confiar nas conclusões que os homens tiram a respeito das coisas. Não me entenda mal, não estou desvalorizando a ciência ou os pensadores - eles são muito importantes e frutos das dádivas que Deus nos deu como seres pensantes - mas uma das coisas que esse texto está dizendo é: Em se tratando de essência da humanidade e espiritualidade, não confie na filosofia humana, não confie na ciência que parte de pressupostos falhos dos homens, não confie no senso comum...

Mais do que isso, o texto termina com uma afirmação que diz para não confiar no nosso coração - e quando a Bíblia fala de coração, ela fala da sua mente, sua razão, seu intelecto, seus sentimentos. Nossa mente, nosso coração, sentimentos e mesmo os nossos processos cognitivos são tortuosos, muitas vezes incompreensíveis a nós mesmos e essa "doença" é incurável. Confiar no nosso próprio coração, ou como os filmes dizem, "seguir nosso coração" pode nos levar a sermos "arbustos no deserto", pessoas que não enxergam o bem de verdade, não enxergam nada além de si mesmas.
O nosso antropocentrismo, nosso individualismo, nos leva a desconhecer o que realmente é bom e o que realmente é ruim... Se você confia em seus próprios julgamentos sobre o que é o bem, não tem autoridade para falar sobre justiça ou injustiça divinos!

Em contrapartida, o texto traz também uma promessa aos que confiam no Senhor... São pessoas que, mesmo no meio do "calor", não temerão, pois suas raízes estão seguras e estendidas para o "rio".
No meio de todo esse ceticismo que herdamos, você pode perguntar: "Por que eu deveria confiar no Senhor?".
Ele mesmo responde essa pergunta no verso 18 do mesmo capítulo de Jeremias: "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras."

É só ler o Salmo 139... Deus nos conhece melhor do que nós mesmos... Ele é capaz de compreender o coração, examinar a mente. Como Criador, ele nos conhece melhor do que nós mesmos e não só isso, nos recompensa de acordo com o que Ele conhece de nós, de acordo com nossa conduta e obras.
Por isso eu fico imensamente preocupado quando eu vejo hoje as pessoas usando o próprio coração, as próprias ideias e os próprios sentimentos como bússola pra saber qual caminho seguir.
Usam o coração como desculpa para definirem a si mesmas como querem, para fazerem o que bem entendem sem pensar que podem vir consequências. A maior conveniência da humanidade a negação de um Deus pessoal, que se importa, que ama, mas que também julga e recompensa-nos com a colheita do que plantamos.

É ofensivo para as pessoas hoje pensar que elas podem sofrer consequências por insistirem em ser o que o coração delas acha que elas são. É ofensivo pensar que Deus, em toda a sua perfeição, tem a capacidade de definir quem você é de forma diferente do que seus sentimentos dizem.
Mas não se engane, não deixe seu coração te enganar. Não deixe as ideias humanas te enganarem.
Deus não deixou uma revelação à toa... Ele te oferece segurança a respeito da sua identidade, promete satisfação mesmo quando os tempos são difíceis. E acredite, quando Deus promete, Ele cumpre...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??