O Mundo Ardendo em Chamas

Um dos vídeos-sermão da série Nooma do Rob Bell que eu mais gosto se chama Breathe . Respiração. Ele fala sobre como a respiração é importante. Sobre as estatísticas gerais de que você sobrevive em média de 30 a 40 dias sem comer, 3 a 4 sem beber água e 3 a 4 minutos sem respirar. Ele fala também em como não pensamos muito em respirar corretamente, coisa que se fizéssemos, 99% da nossa energia viria da respiração e nossa saúde melhoraria muito.
Depois de mostrar informações interessantes sobre como tal função é imprescindível para a nossa sobrevivência, ele fala dobre o nome de Deus. Aqueeele nome famoso que deu origem a nomes como Jeová, Javé ou Iavé. É este nome também que está escrito no original hebraico quando lemos o nome SENHOR em caixa alta nas traduções da Bíblia.

YHVH.

Quatro consoantes enigmáticas com a pronúncia perdida. A teoria mais aceita e mais intrigante e interessante é a de que a junção fonética das consoantes pronunciadas em sequencia como letras separadas resulta num conjunto de sussurros que tem o mesmo som de quando respiramos profundamente.

Yod heh vav heh.

No dia que assisti esse vídeo, a Verdade atingiu a minha mente como uma bomba reveladora.

O Nome de Deus é o som da minha respiração.
E isso faz todo o sentido do mundo quando você para pra pensar que D-s é a fonte de nossas vidas e que para que o pó se tornasse alma vivente, Ele soprou nas narinas de Adão. Isso faz mais sentido ainda quando pára pra pensar que quando uma criança nasce, a primeira coisa que ela faz é respirar, abrir os pulmões, e quando alguém morre, expira. O fôlego volta para D-s, como diz a Bíblia.
Nós respiramos fôlego divino se movendo nas nossas vias respiratórias, e esse fôlego, ao ser movimentado em nós produz o som do nome do seu Criador.
Isso traz dois fatos que tomam conta da nossa mente quando paramos para pensar nisso:

1 - Não existe vida sem respiração, consequentemente, não existe vida sem D-s.
2 - O mandamento "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" toma novas proporções. Proporções gigantescas.

Rob Bell fala no seu vídeo a respeito do episódio de Moisés no monte Horebe com a sarça ardente. Ele fala sobre a real questão daquela situação. Moisés pastoreava ali sempre, o lugar não se tornou santo de uma hora para outra. O fato é que Moisés tomou consciência da presença de D-s ali.
Partindo desses fatos, temos ainda o princípio fundamental da onipresença de D-s, o que nos leva a mais 3 coisas que deveríamos internalizar como cristãos e como seres humanos:

1 - Eu tenho fôlego divino em mim e respiro o nome de Deus;
2 - Deus é onipresente;
3 - Eu não devo tomar seu nome em vão.

Essas três constatações nos levam a uma conclusão óbvia: não tomar o nome de D-s em vão vai muito além do que a pronúncia de uma palavra.
Esse mandamento envolve o estilo de vida que levamos em todas as áreas e facetas de nossa vivência neste mundo. Envolve tudo o que fazemos, dizemos e pensamos.

Pare um minuto e pense nisso. Absorva essas informações. Não há muito o que dizer depois de sabermos que o mundo inteiro é preenchido pela presença de D-s. Resta agirmos cientes desse fato.
Como já disse por aqui:
O mundo inteiro é uma sarça ardente. Cabe a cada um de nós a decisão de tirar as sandálias e ajoelhar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sopro e Fumaça: Avicii se foi, mas deixou um pouco de Eclesiastes em sua música

Religião no Facebook??