Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2014

A Morte do “Chaves” e as Chaves da Morte

Imagem
Hoje conversei muito sobre morte. Bem antes de ficar sabendo sobre a morte de Roberto Bolaños, o Chespirito, eterno Chaves e Chapolim. Se você é latino americano e assistiu TV na infância, com certeza já viu um episódio de Chaves. O Brasil principalmente (que há 34 anos assiste o Chaves via SBT), parou hoje com a notícia. Eu mesmo tenho meu coração apertado enquanto escrevo este texto. Sites diversos já fizeram suas homenagens e os usuários das redes sociais demonstraram sua tristeza e seu choque. Mas choque? Ele já não era de idade? Ele já não estava um bocado doente? Não saem sempre notícias fake da morte dele? Então por que a surpresa?

Nossa Sociedade de Baratas

Imagem
Quem lembra dessa baratinha? rs Quem nunca ouviu a música da Baratinha? É muito antiga, mas até as crianças de hoje a conhecem, graças à Galinha Pintadinha. (Se você vive em outro mundo, clique aqui para ouvir, o arranjo da Galinha Pintadinha é legal, vai! rs) É uma cantiga até meio idiota e debochada. Mas escutando-a esses dias para um projeto no qual estou trabalhando, lembrei-me que é uma resposta bem pertinente à nossa cultura de ostentação. E quando falo de ostentação, não estou falando apenas do funk. Falo da ostentação virtual de uma vida incrível vista através de lentes de câmeras GoPro e filtros do Instagram, a ostentação de ideologias que parecem nobres e profundas, mas não passam de superficialidade esperta para disfarçar o egoísmo latente do ser humano.

[Resenha] Leonardo Gonçalves do "Princípio" ao Fim

Imagem
Eu não sabia por que eu tinha demorado tanto a fazer uma resenha sobre Leonardo Gonçalves aqui no blog. Pensando em retrospecto, após assistir o DVD “Princípio” eu percebo que não há melhor maneira de fazer uma resenha sobre a obra geral do cantor do que após o lançamento deste.  Leonardo Gonçalves é ouvido por muitos desde tempos de “Getsêmani”, que era a música de trabalho do seu debut álbum, “Poemas e Canções” de 2002. Além de “Getsêmani”, “Volta” também virou clássico do cantor, mesmo que “Poemas e Canções” conte com outras músicas tão lindas, bem feitas e memoráveis quanto as duas citadas, e já com composições de alguns dos maiores músicos cristãos da atualidade: Williams Costa Jr., Stênio Marcius, João Alexandre, dentre outros.